Praticar excelência no atendimento ao paciente é o grande segredo para clínicas e hospitais que querem se sobressair no ramo da saúde. A prestação de serviços de qualidade é o grande trunfo capaz de gerar fidelização e conquistar a confiança dos pacientes junto aos profissionais que os atendem. Por isso, erros cometidos no processo de atendimento devem ser sempre evitados.

Para exemplificar, listamos aqui 4 erros comuns no atendimento em clínicas, serviços de imagem e hospitais. Confira!

1. Montagem inadequada da sala de recepção

É necessário dar atenção especial à montagem da recepção, ela será responsável por formar a primeira impressão do paciente quanto à sua clínica ou hospital.

Além de manter o local sempre limpo e organizado, é importante escolher móveis duráveis e confortáveis, fornecer água e café, disponibilizar revistas variadas, além ainda de TV e Wi-Fi para amenizar o tempo de espera.

As cores e decoração também são fatores importantes que podem tornar o local de espera mais aconchegante e prazeroso. Tonalidades pastéis – como verde-claro ou azul-celeste – trazem sensação de relaxamento, cores escuras e de destaque podem ser deixadas para acessórios e pequenos objetos de decoração. Cortinas e iluminação indireta podem torna menos impessoal.

Fazer da primeira experiência algo positivamente marcante manterá sua marca viva na memória dos pacientes.

2. Recepcionistas pouco preparados

Não adianta apenas que os médicos, a enfermagem e os demais profissionais de saúde tratem bem os pacientes. O mesmo comprometimento com um atendimento humanizado de qualidade deve ser observado pelos recepcionistas.

Sempre chamar o paciente pelo nome, atender ligações prontamente, passar informações corretas, manter o cadastro de pacientes atualizado, demonstrar preocupação em levar queixas e reclamações aos superiores, são apenas algumas das formas de melhorar a qualidade do atendimento.

Treinamentos com simulação de atendimentos podem ser um bom ponto de partida para que toda a equipe

3. Atraso na entrega de laudos de exames

A celeridade na entrega dos laudos é muito importante e, para algumas patologias, pode fazer a diferença em termos de prognóstico por permitir que o tratamento seja implementado mais precocemente. Ademais, é comum que os pacientes valorizem e deem preferência a serviços que se mostram mais ágeis na entrega dos laudos de seus exames.

É cada vez mais comum que serviços de imagem e hospitais recorram à emissão de laudos terceirizados como uma alternativa interessante para reduzir seus prazos de entrega e, de quebra, também seus custos operacionais.

4. Demora para atender o paciente

Nem mesmo boas salas de recepção são capazes de entreter pacientes por muito tempo. Uma longa espera por consultas ou exames pode fazer com que o paciente procure outro profissional ou serviço na próxima oportunidade.

Portanto, nunca é demais prezar pela organização da agenda de atendimentos diários, de forma a elencar a ordem de horários conforme o tempo médio de duração das consultas e exames de forma a colocar o paciente em primeiro lugar.

Uma breve pesquisa de satisfação pode ser uma excelente forma de conhecer os erros praticados no atendimento ao paciente. O feedback dos próprios usuários costuma ser um excelente guia para a correção dos erros e consequente aprimoramento do seu negócio.

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