7 SUGESTÕES PRÁTICAS PARA VALORIZAR O SEU CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Já não é mais algo novo dizer que é necessário demonstrar o valor dos seus serviços para seus pacientes, porém muitos gestores ainda pecam nesse assunto por não saberem exatamente como alcançar esse objetivo. Demonstrar que é indispensável que um centro de radiologia tenha algo diferenciado da concorrência para a fidelização e manutenção dos seus clientes. Participar de Congressos, fóruns, debates, geram com certeza, credibilidade e impactam positivamente na “primeira impressão” que o paciente tem sobre o centro diagnóstico quando está em fase de busca pelo serviço, mas não é um fator que leve a fidelizá-lo quando a experiência dentro do estabelecimento não é agradável.  Essa é uma das tarefas mais difíceis para os gestores de centros radiológicos: identificar quais os passos para transmitir o real valor dos serviços prestados em um centro de imagem. Preparamos algumas sugestões para você aplicar a fim de valorizar ainda mais o centro de radiologia em que atua e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados.

1-) Conheça seu cliente

A satisfação de um cliente é a base de qualquer negócio. Em centros radiológicos, podemos enxergar dois nichos de clientes: os médicos, que solicitam os exames; e os pacientes, que por sua vez, estão mais presentes dentro de um centro de imagem. Faça uma análise do perfil dos clientes, tanto dos médicos que podem indicar a um serviço de radiologia pela qualidade quanto os pacientes que frequentam um centro radiológico e podem indicá-la pelo tratamento recebido e pelo conforto encontrado. Procure adequá-la de modo que satisfaça e proporcione uma experiência agradável por todo o processo enquanto permanecerem ali. Identifique quais aspectos de desempenho deseja ver melhorado nas atividades e como pode atender estes princípios de maneira mensurável. Este é o conceito de valor: “atenda como gostaria de ser atendido e tenha a atitude que gostaria de ver em seus fornecedores”.

2-) Não seja somente um elo de ligação entre o paciente e a máquina

A radiologia não significa apenas interpretar e analisar exames. É necessário ir além do seu significado. Uma conduta prestativa e agradável, gera uma sensação de segurança e transmite tranquilidade ao paciente que na maioria das vezes estará  ansioso pelo resultado do exame. Cabe aos profissionais que têm contato direto com o paciente demonstrar esse diferencial.

3-) Comunique-se de forma clara e concisa

Pode parecer algo banal, mas, comunicar-se não compreende apenas educação e atendimento. Comunicação vem do latim communicatio.onis, que significa ação de participar. Para um médico radiologista e para um centro de imagem, fornecer laudos completos e precisos dos exames é essencial para um serviço de qualidade.

4-) Atualize-se!

Toda e qualquer organização que não se conecta com o mundo e não se prepara para suas mudanças, está fadada ao fracasso. “Assim que sempre fizemos e é assim que continuaremos a fazer” são palavras capazes de extinguir qualquer negócio, em qualquer área. Já falamos aqui sobre como um avanço tecnológico, o telelaudo (ou laudo a distância), pode contribuir para um melhor atendimento em saúde dos pacientes. Busque e surpreenda-se sempre com recursos que podem gerar qualidade a um centro de radiologia.

5-) Identifique recursos indispensáveis.

Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Esta sugestão pode se complementar com a anterior, pois assim como é necessário abrir a mente para novos conhecimentos, é também necessário controlar a excitação. Para construir valor e gerar qualidade, você precisa identificar quais experiências você deve proporcionar ao seu paciente para que ele sempre se lembre de que, apesar de qualquer situação de ansiedade, ele encontrou em seu centro de imagem, segurança e tranquilidade para realizar os exames. Isto é, muito tem se falado sobre centros de imagem que se perdem em suas atividades, gerando relatórios repetidos, incongruentes ou mesmo falhos, com consequências irremediáveis a seus clientes. Muito está ligado a uma má administração dos recursos disponíveis. Inclusive, já separamos por aqui 3 benefícios para serviços de radiologia que confiam na terceirização de serviços na saúde. Quem sabe direcionar seus esforços de maneira adequada não possa lhe poupar tempo e dinheiro?!

6-) Seja analítico.

A radiologia vem acompanhando o ritmo da tecnologia. E o que você tem feito para melhorar? O que o centro de imagem onde você atua tem apresentado de mudanças efetivas que resultem na qualidade dos seus serviços e na satisfação dos seus clientes? Quantos deles indicariam seu centro de imagem? Nosso blog aborda assuntos diversos, desde atendimento, marketing, administração e assuntos variados da área da saúde que com certeza podem contribuir para que um centro de radiologia se diferencie e potencialize seus resultados.

7-) Tenha processos e sistemas que agilizem o trabalho.

Agilidade e eficiência andam de mãos dadas quando o assunto é saúde. Todo disparo precisa ser certeiro e preciso. O que você faz para gerar melhorias nas formas como os relatórios são lidos, gravados, compartilhados e salvos? Se o centro de radiologia em que você atua não trabalha de forma crítica nesses aspectos, talvez ela possa não estar atingindo todo seu potencial para ajudar seus clientes, ou seja, médicos e pacientes.

Coordenada por radiologistas com formação na USP-SP e com atuação nos mais renomados centros médicos do país, a STAR Telerradiologia é referência em laudos a distância por possibilitar que os melhores radiologistas subespecialistas do mercado atuem junto a clínicas e hospitais em todo o pais. Conheça mais sobre nossos serviços clicando aqui no link “Serviços STAR Telerradiologia

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