O conceito de qualidade pode ser amplo. No que diz respeito a laudos médicos, o termo é um conjunto de atributos que engloba a interpretação de imagens médicas com assertividade diagnóstica; a descrição de todas as estruturas anatômicas e alterações do exame de imagem; a estrutura do laudo composta por método, análise e conclusão; sua ortografia e gramática, além da formatação; e a presença de imagens-chave (laudo ilustrado) para alterações relevantes.

Atrasos de laudos geram impactos negativos em seu centro de imagem

Alinhado a precisão e pontualidade, esse padrão de qualidade gera confiança, credibilidade e flexibilidade para um centro de diagnóstico por imagem. Entretanto, como pode um gestor superar uma deficiência nesses aspectos?

Com a escassez de profissionais qualificados e ao mesmo tempo sobrecarga nas equipes de radiologistas, o cenário atual apresenta a dificuldade que centros de diagnósticos por imagem em muitas regiões do Brasil enfrentam, dia após dia, devido aos atrasos na entrega dos laudos de exames radiológicos.

O impacto à imagem da clínica ou hospital no atraso na entrega de laudos é: demora na tomada de decisão dos médicos solicitantes para seus pacientes. Todavia, com a tecnologia,existem soluções para este problema a baixo custo, com pontualidade e confiáveis que reduzem o tempo de retorno dos laudos médicos. Além disso, muitas vezes tornam-se preferência de centros de diagnóstico por imagem – especialmente aqueles que atendem populações de locais afastados das grandes metrópoles.

Como evitar os atrasos de laudos

Em resumo, empresas especializadas em laudo à distância são um recurso poderoso capaz de auxiliar a gestão de um centro de radiologia e de otimizar todas as fases analíticas de um exame através da automação e padronização de processos com sistemas seguros e tecnologias de ponta, como a telerradiologia, diminuindo a protelação e aumentando a eficiência do tempo de entrega do resultado para o paciente. Isso tudo somado a um ganho de Qualidade, visto que os laudos podem ser todos avaliados por médicos radiologistas sub-especialistas.

Ainda que a solução pareça simples, faz-se sempre necessário, aos gestores de centros de diagnóstico por imagem, conhecerem o tempo percorrido durante todas as fases do processo laboratorial. Somente assim podem detectar falhas quanto à entrega final e implementar melhorias através de análises práticas para valorizar o seu centro de diagnóstico por imagem. A definição de indicadores de processo podem ajudar muito nesta tarefa.

Artifícios como a telerradiologia, já citada, podem preencher a ausência de profissionais ou desafogar um médico profissional e especializado, eliminando toda a pressão no que tange ao estresse e atraso de uma clínica radiológica à entrega de serviço com qualidade final ao seu paciente, desenvolvendo um ótimo relacionamento se outros aspectos também forem considerados.

Para concluirmos, a qualidade e a performance de entrega dos resultados de exames de imagem, quando minuciosamente analisados e acompanhados, atingem diretamente a reputação de um centro de diagnóstico por imagem. Sendo assim um diferencial estratégico e administrativo, que pode trazer um bem-estar a toda a equipe e, em momentos críticos do mercado ou com grande concorrência, uma sobrevivência da empresa. Por isso, é importante contar sempre com empresas terceirizadas e profissionais capacitados para auxiliar na administração e gestão de um patrimônio.

Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.