Em um centro de imagem são realizados diversos tipos de exames como radiografias, mamografias, tomografias, entre outros e que são importantes para a prática da medicina por auxiliarem no diagnóstico de doenças.

Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre um centro de imagem.

 

Como é a estrutura de um centro de imagens?

Um centro de imagem precisa estar localizado em um endereço específico por conta dos riscos que a radiação apresenta, necessitando de licenças e registros para seu funcionamento.

Sua estrutura interna é elaborada de forma detalhada, incluindo áreas para recepção e registro dos pacientes, salas para radiografias e laudos, além de espaços comuns, como administração, vestiários e refeitórios que fiquem no perímetro de segurança em relação aos equipamentos por conta do risco de radiação e do campo magnético produzidos.

 

Quais são os equipamentos utilizados em um centro de imagem?

estrutura de um centro de imagem

Para a construção de um centro de imagens é necessário um alto investimento, pois os aparelhos de radiologia empregados (tomógrafo, mamógrafo, ultrassom, aparelho de raio x e ressonância magnética) possuem um custo elevado.

Além disso, para a sua implementação, melhoria ou substituição, é necessário que o centro de imagem possua um memorando, o qual apontará detalhes como o fabricante do aparelho, sua utilização e até mesmo o ano de fabricação.

 

Quais são os exames realizados em um centro de imagem?

Existem diversos tipos de exames que podem ser oferecidos em um centro de imagem, sendo que cada exame é único e possui suas próprias características e finalidades.

Os principais são:

  • Densitometria óssea
  • Mamografia
  • Medicina nuclear
  • Radiografia
  • Ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada
  • Ultrassonografia

 

Quais são os profissionais que atuam em um centro de imagem?

radiologista trabalhando em um centro de imagem

Dois profissionais apresentam papel fundamental em um centro de imagem: o médico radiologista e o técnico em radiologia.

O primeiro é um médico especializado em Radiologia responsável pelo diagnóstico de doenças, além de ter papel fundamental no tratamento de diversas patologias através de procedimentos de Radiologia Intervencionista.

O técnico em radiologia é o profissional que será responsável pela aquisição das imagens e na segurança do resultado, manipulando e analisando as imagens geradas, para assim arquivá-las de maneira segura e confiável.

Para o manuseio habitual das máquinas, os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual para a biossegurança (EPI), caso fiquem expostos à radiação.

 

O que garante a eficiência de um centro de imagem?

A qualidade e segurança nos resultados dos exames realizados por um centro de imagem passam por várias práticas que aliadas a inovações no mercado, possibilitam otimizar o tempo, melhorando consideravelmente as avaliações e reduzindo custos.

Para atingir um nível de excelência, é preciso que o centro de imagem siga algumas práticas, como listamos abaixo.

 

Investimento em tecnologias

Os equipamentos são importantíssimos para garantir maior qualidade e eficiência nos resultados dos exames.

Por isso, acompanhar sempre as inovações do mercado e realizar atualizações no setor contribui com a produtividade.

Equipamentos mais modernos permitem reduzir o tempo para a realização dos exames, assim como demonstram imagens de qualidade superior, ou seja, os diagnósticos ficam mais precisos, com menor taxa de erros nos laudos.

 

Impressão de imagens em papel ou entregues em mídia digital

A impressão dos exames de imagem em papel propicia redução de custos de até 80% em comparação com o método filme dry.

Além da vantagem de apresentar boa qualidade, com possibilidade de impressão em diferentes tamanhos e cores.

Outra tendência que veio para ficar, determinando uma redução ainda maior nos custos, é a entrega dos exames em mídia digital (DVD ou USB drive) ou a visualização das imagens em uma plataforma na web, que permitem aos médicos solicitantes avaliarem as imagens em sua completa resolução nos computadores de seus consultórios.

 

Sistema de gestão integrada

Um centro de imagem com um sistema de gestão integrada possui benefícios tanto para colaboradores quanto para pacientes contribuindo com a agilidade nos agendamentos por meio da internet, reduzindo ou até zerando o tempo de espera.

Além disso, o sistema disponibiliza dados estatísticos que permitem auxiliar nas tomadas de decisões, o que ajuda a evitar possíveis erros nos processos.

Dessa maneira, a eficiência estará sempre em pauta, inclusive para evitar perdas seja de materiais ou até mesmo de pacientes.

 

Capacitação profissional

É indiscutível que um centro de imagem tenha profissionais capacitados. Todavia, como a medicina é dinâmica, é preciso incentivar a constante atualização destes.

A promoção de cursos, reuniões, palestras informativas, não apenas sobre assuntos envolvendo a área da saúde, mas também sobre questões sociais e dinâmica de trabalho, contribuem com a eficiência nos resultados do centro de imagem, trazendo mais qualidade aos serviços prestados. Pois como um local que fornece serviços, a abordagem inicial e a maneira de tratamento ao cliente são tão fundamentais quanto um bom laudo radiológico.

Por que centros de imagem precisam ter protocolos definidos?

tecnica em radiologia usando protocolo de exame

Todo tipo de exame possui uma forma correta de ser realizado para assim garantir a segurança de todos os indivíduos dentro do centro de imagem.

Caso não seja realizado corretamente, é possível que tanto a saúde dos pacientes quanto a dos colaboradores esteja sob maior risco desnecessariamente.

Sendo importante observar que os técnicos e médicos da radiologia ao receberem uma sobrecarga da dose de radiação aplicada sofrerão muito mais com seus efeitos do que a população no geral, visto que a mesma é cumulativa.

Outros fatores técnicos também devem ser considerados:

  • a não calibração correta da máquina radiológica, gerando resultados insatisfatórios;
  • a carga energética dos fótons tem relação direta com a qualidade do raio x. Isto é, cargas energéticas muito altas ou muito baixas podem gerar uma perda no detalhamento das imagens.

Este é o motivo de sempre seguirmos os protocolos para oferecer segurança tanto para os colaboradores quanto para os pacientes e realizar exame de imagem com a melhor qualidade.

 

Perguntas frequentes

O que é um centro de imagem?

Um centro de imagem é o local em que são realizados diversos tipos de exames como radiografias, mamografias, tomografias, entre outros.

Quem trabalha em um centro de imagem?

Dois profissionais apresentam papel fundamental em um centro de imagem: o médico radiologista e o técnico em radiologia.