Saber como aumentar o número de pacientes em uma clínica de radiologia é um desafio para os gestores desse negócio.

Em linhas gerais, é preciso investir em ferramentas de gestão que garantam eficiência nos serviços e excelência no atendimento, o que elevará gradativamente o número de pacientes que farão exames radiológicos.

Nosso post de hoje tenta discutir alguns dos pontos necessários para isso!

 

Fidelize seus pacientes

médico acalmando paciente

A fidelização é uma prática que influencia consideravelmente no número de pacientes em um centro radiológico.

Para conseguir esse feito, é preciso investir em processos eficientes e equipamentos modernos.

Além disso, estratégias de fidelização, como programas de fidelidade, distribuição de brindes personalizados com a marca da clínica e implementação de um sistema de feedback, podem criar uma conexão mais forte com os pacientes.

Tudo isso visa fortalecer a sensação de valorização e cuidado.

Sabendo disso, é crucial manter rotinas padronizadas, funcionários bem treinados e com proatividade para a resolução de problemas administrativos e clínicos.

Além disso, é aconselhável pensar na informatização da instituição, incluindo a criação de sites, agregando agilidade e organização aos procedimentos, bem como é importante analisar o parque tecnológico existente no centro radiológico e verificar se o número e a qualidade estão conforme as demandas dos exames.

Somando esforços aos objetivos, é possível manter um padrão ótimo no atendimento, o que refletirá na fidelização de pacientes e na recomendação dos serviços para outros indivíduos.

 

Terceirize laudos

profissional de telerradiologia odontologica

Uma empresa radiológica, para atrair novos pacientes, deve ofertar atividades diferenciais em relação às suas concorrentes. Nesse sentido, é importante avaliar a possibilidade de terceirização de serviços, como no caso da emissão de laudos a distância.

A terceirização de laudos é uma tendência que vem crescendo exponencialmente entre os centros de radiologia. Os benefícios dessa contratação estão relacionados à redução de custos operacionais e humanos, além da entrega rápida e confiável de laudos de exames radiológicos emitidos por radiologistas especialistas.

As empresas terceirizadas que laudam exames clínicos contam com radiologistas especialistas durante todo o horário de funcionamento e são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina. Sendo assim, suas ações são respaldadas e confiáveis, os exames e laudos são enviados de forma criptografada, e há a possibilidade de integração com os sistemas RIS/PACS locais.

 

Invista em estratégias

Estratégias como a realização de eventos comunitários e workshops educativos podem aumentar a visibilidade local. Estas iniciativas criam uma conexão direta com a comunidade, promovendo confiança e reconhecimento da marca. Parcerias com clínicas e hospitais locais também são estratégias eficazes, pois facilitam referências diretas de pacientes.

O marketing digital complementa as estratégias presenciais, ampliando o alcance e a eficácia. A presença online robusta, incluindo um website informativo e otimizado para motores de busca, é essencial. Redes sociais, como Facebook e Instagram, oferecem plataformas para engajar pacientes potenciais com conteúdo relevante e educativo. O marketing por email é outra ferramenta útil, permitindo a comunicação direta e personalizada com o público-alvo.

A publicidade paga online oferece um meio eficaz de alcançar um público mais amplo. Google Ads e anúncios em redes sociais podem direcionar tráfego qualificado para o site do serviço de radiologia. Segmentação e personalização dessas campanhas garantem que as mensagens atinjam os indivíduos mais propensos a se tornarem pacientes. Monitorar e analisar o desempenho dessas campanhas com uma agência de marketing digital é crucial para entender o retorno sobre o investimento e ajustar as estratégias conforme necessário.

As avaliações e depoimentos de pacientes são recursos poderosos tanto no marketing presencial quanto digital. Encorajar pacientes satisfeitos a compartilhar suas experiências positivas pode melhorar a reputação e a confiabilidade do serviço. Esses depoimentos podem ser destacados no site, em materiais impressos e nas redes sociais. A gestão de reputação online, incluindo a resposta a avaliações e feedbacks, também é vital para manter uma imagem positiva e profissional do serviço de radiologia.

 

Obtenha indicadores

Os indicadores são ferramentas poderosas para avaliar a situação de uma empresa. Os dados levantados poderão nortear as decisões dos gestores e avaliar a implantação ao longo do tempo.

Nesse sentido, é interessante apurar informações a respeito de: número de exames radiológicos realizados mensalmente, tipos de procedimentos mais requisitados, percentual de reconvocações, etc.

Assim, para aumentar o número de pacientes no serviço de radiologia, é importante verificar quais atividades necessitarão de ajustes ou mudanças drásticas, a fim de atender todos os pacientes com a qualidade desejada.

Aumentar o número de pacientes em um centro de imagem exige conhecimentos gerenciais e levantamento dos principais obstáculos. As estratégias devem perpassar por fidelização de pacientes, terceirização de laudos radiológicos, melhoria dos processos e obtenção de indicadores fidedignos. Assim, ao desenvolver essas dicas, o gestor estará preparado para o aumento da produtividade.

E você, o que tem feito para aumentar o número de pacientes? Está inovando nos serviços clínicos e gerenciais? Que informação ainda precisa para melhorar os processos do centro de imagem onde trabalha? Assine nossa newsletter e fique por dentro de notícias desse universo!