Com o objetivo principal de oferecer vantagens aos clientes, cresce, cada vez mais, a importância de parcerias para se manter competitivo no mercado.

A união de dois negócios “diferentes” surge para melhorar o gerenciamento dos relacionamentos e estabelecer uma relação de ganho para os envolvidos: tanto aos parceiros quanto aos clientes que usufruem das vantagens estabelecidas.

Isso é fundamental para aumentar, potencialmente, as chances de fidelização das pessoas que frequentam seu negócio. Se o seu cliente percebe que está recebendo vantagens por utilizar os seus serviços, é muito provável que ele te procure, novamente, no futuro.

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E isso vale para todo os tipos de negócio — inclusive para o seu serviço de radiologia! Se você ainda não adotou essa técnica de marketing de relacionamento, confira, neste post, algumas dicas e saiba como usá-las para estabelecer parcerias!

Faça a segmentação dos seus clientes

A segmentação dos pacientes é um passo fundamental antes do estabelecimento de parcerias. Você precisa entender qual é o perfil deles e identificar necessidades comuns, conseguindo ser mais assertivo na hora de oferecer qualquer vantagem.

Entenda também o valor do paciente para o seu negócio: vale muito mais a pena investir em um perfil que você sabe que te dará retorno, do que tentar a sorte e desperdiçar seus esforços à toa.

Conhecendo o seu público, é mais fácil, ainda, oferecer coisas que sejam realmente úteis para eles. Em seu serviço, por exemplo, é mais fácil acertar em parcerias com consultórios médicos, hospitais e empresas de telerradiologia, do que com uma rede de farmácias ou de alimentos saudáveis.

Pense na parceria como uma extensão da sua empresa. Por isso, essa “ampliação do negócio” que você fará tem que fazer sentido. Quando você dá, exatamente, o que seu cliente precisa, ele cria um vínculo que dificilmente será perdido.

Para realizar essa segmentação, você pode usar softwares de CRM, que automatizam o processo e facilitam (e muito) a sua vida.

Seja estratégico na hora de escolher seu parceiro

Além de escolher alguém que esteja em um nicho de atuação próximo ao seu, é muito importante que seu parceiro tenha os mesmos princípios éticos que você. Caso contrário, será um grande desgaste de relacionamento e do seu próprio negócio, que pode sentir as influências negativas da sua escolha errada.

Lembre-se de que um estará vendendo o produto do outro e ninguém quer vender algo que não acredita. Imagine uma clínicas de consultórios médicos conhecida por sua conduta anti-ética. Você não irá escolhê-la como a extensão do seu negócio, não é mesmo?

Outro ponto estratégico na hora da escolha: use a parceria para aprender, principalmente, sobre o comportamento de compra dos seus clientes. Teste diferentes formatos de descontos e descubra o que funciona melhor para você.

Valorize seu cliente

Como foi dito no início, valorizar o paciente / cliente é o ponto principal de qualquer parceria. Dentro de um mercado tão competitivo quanto o nosso, é importante reconhecer a fidelidade. E, mais que reconhecer, premiá-la. Por isso, o estabelecimento de vantagens é fundamental no marketing de relacionamento.

Oferecendo desconto ou cortesias após um determinado número de usos de um serviço, você coloca seus pacientes fiéis em um patamar diferente, mostrando que ele é importante para você. Isso, também, aguça a vontade dele de querer buscar mais e de te procurar sempre que precisar.

Se você acha que precisa muito para isso, não se engane! As pessoas apenas querem se sentir especiais. Por isso, atenda com qualidade todo e qualquer cliente que estiver dentro do seu negócio e não se esqueça de presenteá-los sempre que possível.

Depois disso, fica clara a importância de parcerias para trazer benefícios para os seus clientes e, principalmente, para você! Por isso, comece agora mesmo a mapear seus possíveis parceiros estratégicos e traçar planos para desenvolvê-los o mais rápido possível.

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