Se está lendo este artigo é porque você tem interesse em aumentar o volume de exames do seu serviço de radiologia, seja porque está expandindo suas atividades, seja por que seus aparelhos estão subutilizados.

A boa notícia é que há diversas estratégias para atrair mais pacientes para centro de diagnóstico.

O posicionamento no mecanismo de busca do Google (tema deste artigo) é uma delas, com a vantagem de que proporciona um excelente retorno sobre o investimento se for bem explorado.

SEO Local - Telerradiologia 600x400

Antes de entrar nos detalhes dessa estratégia, vale fazer um panorama de algumas das principais formas de captação e/ou retenção de pacientes na área de diagnóstico. São elas:

1. Indicação dos médicos solicitantes dos exames: aqui a ideia é focar em tudo que é importante para o médico solicitante, incluindo:

  • melhoria do relacionamento e comunicação com os próprios médicos (através de workshops, por exemplo);
  • melhoria na qualidade do laudo, seja inserindo imagens chave, seja contando com o apoio de radiologistas subespecialistas (internos ou via telerradiologia);
  • redução do prazo de entrega dos laudos, obtida com um maior número de radiologistas ou com auxílio de um serviço de telerradiologia.

2. Atendimento de alta qualidade: esta abordagem tem o objetivo de fidelizar o paciente focando nem tanto na qualidade e precisão do diagnóstico médico, mas na experiência que ele terá em seu centro diagnóstico.

Há algumas ferramentas para isso, detalhadas neste artigo sobre como fidelizar seus pacientes e neste outro sobre como reduzir a fila de espera em serviços de radiologia.

Com isso é possível aumentar a taxa de indicação por pacientes que já passaram pelo seu serviço de radiologia (o famoso “boca a boca”) e aumentar a taxa de retorno espontâneo de pacientes que alguma vez já utilizaram o seu serviço.

3. Mecanismos de Busca / SEO Local / Links Patrocinados: esta abordagem é totalmente centrada no marketing digital para atração de novos pacientes.

Por que ela é importante?

Porque aproximadamente 69% da população brasileira pesquisa na internet antes de realizar compras em geral. Até onde temos notícia não existem estatísticas específicas para a área da saúde, mas certamente esse número continuará a ser bastante representativo.

Para muitas pessoas, se a empresa não possui presença online ela simples não existe.

 O fato é que a presença do seu serviço de radiologia na internet pode se dar de duas formas:

  • forma orgânica (isto é, sem custos diretos), com um melhor posicionamento nos mecanismos de busca através do chamado SEO Local; e/ou
  • forma patrocinada, através de anúncios patrocinados no Google e no Facebook, por exemplo.

Neste artigo iremos abordar apenas a presença orgânica nos sites de pesquisa. Se quiser saber mais sobre os anúncios patrocinados para a área de saúde, não deixe de acompanhar o nosso blog. Estamos preparando um material completo sobre o tema.

O que é SEO Local?

O SEO (do inglês, Search Engine Optimization) consiste na otimização de páginas do site para melhorar o posicionamento em sites de pesquisas na internet, como o Google, Yahoo e Bing.

E o que seria então o SEO Local?

É uma estratégia de SEO que otimiza o seu site para que o usuário o encontre no Google quando fizer uma pesquisa sobre um produto ou serviço perto da sua localidade.

Por exemplo, se você pesquisar “exame ressonância joelho” no seu computador ou celular, o Google irá entender que você procura um local que você possa realizar o exame próximo a você e aumentará a chance de mostrar na primeira página clínicas que estejam na sua região.

Outro exemplo do SEO Local são as buscas do tipo “exame de ressonância em campinas”. Nesse caso, ao inserir um local específico o Google apresentará os resultados mais relevantes para o usuário, mesmo que no momento da busca ele esteja em outro local.

Isso é importante porque há um grande volume de pessoas que busca informações na internet para encontrar o centro diagnóstico em que realizará exames.

Não acredita?

Então talvez você mude de opinião ao saber que somente os termos “tomografia” e “ressonância magnética” são pesquisados todo mês em média 74.000 e 60.500 vezes. Para “raio x” esse número sobe para 110.000, conforme imagem abaixo (do próprio Google).

Google, Raio X, Tomografia, Ressonância

Em resumo: são mais de 250.000 buscas MENSAIS apenas no Google sobre exames de raio x, tomografia e ressonância, e a a maioria dessas pessoas está com dúvidas sobre onde fazer os exames.

Se seu serviço de radiologia é como a maioria e não tem visibilidade online, essas pessoas irão até o seu concorrente.

Como atrair mais pacientes com essa estratégia digital?

Para ser bem-sucedido nessa estratégia de posicionamento orgânico você precisará otimizar o seu site para que ele seja melhor “compreendido” pelos mecanismos de buscas – ou seja, melhorar o SEO do seu site.

Há diversas formas de se fazer isso. Abaixo vamos trazer aquelas que os especialistas são unânimes em dizer que trazem os melhores resultados. Mas lembre-se: para uma otimização completa, vale consultar uma agência especializada no assunto.

1. Tenha um site responsivo, claro e com visual agradável

Pode até parecer muito básico, mas aqui na STAR Telerradiologia temos contato com diversos serviços de radiologia que sequer contam com sites na internet.

Assim, vale chover no molhado e dizer que o primeiro passo para ter visibilidade online é ter um site responsivo e, ao mesmo tempo, claro e com visual agradável.

Com o aprimoramento de plataformas intuitivas, como o WordPress e o Wix, por exemplo, atualmente a tarefa de elaboração de sites é relativamente fácil e barata.

2. Referência a NET local

A sigla NET se refere a três informações básicas do seu negócio: Nome, Endereço e Telefone.

Você deve concordar que elas são as informações mais importantes para que seus potenciais clientes te encontrem, certo? Mas uma pesquisa em 2013 identificou que 49% dos negócios nunca atualizam seus dados em listas online.

Essas informações devem constar em todas as páginas do seu site, com exatamente o mesmo texto e na mesma ordem, para facilitar a identificação pelos mecanismos de busca (e pelo próprio usuário).

Por que isso é importante?

Segundo pesquisa da Inside Local, cerca de 41% das empresas que possuem os dados NET com alguma inconsistência tem dificuldades com o ranqueamento local.

Google, Inside Local, Telerradiologia, Laudos a distância

Alguns erros muito comuns são adicionar esses dados em formato de imagem ou esquecer de identificar o código da área do telefone. É importante evitar isso; caso contrário os mecanismos de busca não conseguirão identificar seu NET, nem relacioná-lo a uma localização.

3. Google meu Negócio

O Google meu Negócio é uma ferramenta criada pelo Google para facilitar a identificação do seu negócio no Google Maps e no mecanismo de busca do Google.

Se seu serviço de radiologia ainda não está cadastrado nele, cadastre agora mesmo!

Ao fazer (ou atualizar) as configurações, não esqueça de preencher as informações básicas de nome, endereço e telefone, de incluir o seu negócio como um centro de diagnóstico e de adicionar os horários de funcionamento.

Tudo isso é fundamental em uma estratégia de posicionamento digital, aumentando consideravelmente as chances do seu centro de diagnóstico ser encontrado rapidamente em uma pesquisa por pacientes locais.

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