A JPR 2020 Virtual apresentará 29 lives e seis Sessões Plenárias durante os dias 25 de maio a 24 de junho e 27 de julho a 12 de agosto. O conteúdo será gratuito e livre a todos interessados, recomendado a profissionais médicos. Além disso, 300 aulas inéditas serão gravadas para a JPR 2020 Virtual e disponibilizadas aos membros da SPR.


A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) é a organizadora oficial da Jornada Paulista de Radiologia (JPR), que acontece anualmente. Todavia, os desdobramentos da pandemia do COVID-19 determinaram grandes mudanças em importantes eventos de Radiologia no mundo inteiro. Inclusive, o cancelamento do evento presencial da JPR 2020.

Entretanto, assim como em diversas áreas de entretenimento ao profissional, uma saída oportuna foi a realização do evento on-line. Por isso, para que você não perca nenhum detalhe, preparamos as principais informações da JPR 2020 Virtual:

  1. Sobre
  2. Como será realizada
  3. Acervo virtual
  4. Conteúdo do evento
  5. Programação de lives e sessões
  6. Como participar
  7. Painéis e temas livres

Compartilhe esse artigo com colegas e convide-os para participar com você da JPR 2020 Virtual.

1. Sobre a Jornada Paulista de Radiologia


jpr 2020 virtual logotipoA Jornada Paulista de Radiologia é considerada o principal evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina e o quarto maior do mundo. Isso porque a JPR tradicionalmente recebe um número significativo de participantes de todos os estados do Brasil e de países da América do Sul. Ou seja, cerca de 17 mil pessoas, entre congressistas, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes e outros, participam anualmente do evento.

A JPR também se destaca pelo alto nível de seu programa científico, reunindo conferencistas nacionais e internacionais de renome que discutem as mais recentes descobertas científicas.

A exposição técnica da Jornada é de relevante importância para o mercado médico da América Latina, incluindo a participação das mais importantes empresas da área. 

2. Como será a JPR 2020 Virtual


A SPR organizou em tempo recorde a programação da JPR 2020 Virtual, após superar todas as adversidades causadas pelo cancelamento da edição presencial e mobilizar a Diretoria Científica, Comissão de coordenadores e professores da JPR. Portanto, o evento apresentará 29 lives e seis Sessões Plenárias durante dois períodos e promete revolucionar em sua 50ª edição.

A primeira live do evento acontece no dia 27 de maio, às 18h30, marcando sua abertura oficial. Posteriormente, a programação continua com a primeira fase de lives e de Sessões Plenárias, terminando no dia 24 de junho. Assim, depois de um intervalo de algumas semanas, no dia 27 de julho, recomeça a segunda fase de programação da JPR 2020 Virtual, que se encerra em 12 de agosto.

Os temas serão apresentados uma vez por dia, de segunda a quinta-feira, às 18h30, e às sextas-feiras, às 17 horas.

O acesso ao conteúdo será pelo site oficial, gratuito e livre a todos interessados, sendo recomendado a profissionais médicos.

acessar uma live

3. Acervo da JPR 2020 Virtual


Além da excelente ideia e prontidão da comissão organizadora ao realizar o evento on-line, outro cenário implementado será o Acervo da JPR 2020 Virtual. Isto é, todos os conteúdos apresentados serão gravados e disponibilizados em uma página exclusiva dentro da nova Videoteca Digital da SPR.

Segundo a organização, uma nova e intuitiva plataforma será lançada no dia 24 de junho, marcando a entrega da primeira parte do acervo do projeto.

4. Conteúdo da JPR 2020


A JPR 2020 Virtual contará com uma programação com mais de 300 aulas inéditas. Elas serão gravadas remotamente, com professores e temas do programa original da JPR.

As aulas estarão organizadas nas seguintes áreas:

– 2ª Jornada de Radiologia Intervencionista;

– Abdominal, Digestório e Geniturinário;

– Cabeça e Pescoço;

– Cardiovascular;

– Imagem da Mulher;

– Informática em Radiologia;

– Mama;

– Medicina Nuclear e Imagem Molecular;

– Musculoesquelético;

– Neurorradiologia;

– Oncologia;

– Pediatria;

– Tórax; e

– Ultrassonografia Geral.

Além disso, a iniciativa Latin Safe (Grupo de Estudos de Proteção Radiológica) também terá aulas incluídas na programação com vídeos de demonstrações práticas das Vilas do Ultrassom, Intervenção e Inovação Virtual e apresentações de Temas Livres, conteúdo que reúne a produção científica dos principais centros de Diagnóstico por Imagem do país.

5. Programação da JPR 2020 Virtual


A JPR 2020 Virtual inicia no dia 27 de maio, quarta-feira, às 18h30, com uma Sessão Plenária com abertura do presidente da SPR, Dr. Mauro José Brandão da Costa, seguido pelo presidente da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), Dr. James Borgstede. Em seguida, a moderação da Sessão será realizada pelo Dr. Renato Adam Mendonça, diretor de Relações Institucionais da SPR, que dará as boas-vindas à Dra. Carolyn C. Meltzer, diretora de Ciências da RSNA, Coordenadora da Força Tarefa da RSNA para enfrentamento da COVID-19 e Chefe do Departamento de Radiologia da Emory University, em Atlanta, Georgia. Portanto, a live com a Dra. Meltzer abre a programação com o assunto: “Estado Atual da COVID-19 e o Diagnóstico por Imagem”.

A programação científica completa da JPR 2020 Virtual pode ser acessada deste link: https://jpr2020.org.br/programacao-cientifica/

6. Como participar da JPR 2020 Virtual


A JPR 2020 Virtual será aberta ao público. Assim sendo, as lives serão transmitidas diretamente pelo site da JPR e o link de acesso está disponível na página da programação das lives, dentro do menu “Programação Científica”.

Para participar, basta preencher um cadastro e estar conectado na hora agendada para a transmissão. Aliás, não será necessário se inscrever previamente, somente no dia da transmissão.

7. Painéis e Temas Livres


A partir do dia 27 de maio, os trabalhos poderão ser consultados no site do evento em formato digital. Além disso, os autores de Temas Livres e Painéis Comentados também apresentarão seus trabalhos na plataforma de aulas da JPR Virtual. Enfim, os certificados de apresentação e condecoração serão disponibilizados no site ao final do período de realização do evento.

STAR Telerradiologia presente na JPR 2020 Virtual


dr virginio rubin na jpr 2020 virtualCom orgulho, anunciamos que o Diretor Clínico e Coordenador da Radiologia Musculoesquelética da STAR, Dr. Virginio Rubin, estará presente na JPR 2020 Virtual.

Dr. Virginio é um dos renomados professores confirmados para a programação do evento. Dentre eles, estão brasileiros e estrangeiros, representantes de entidades médicas nacionais e internacionais com as quais a SPR mantém acordo de cooperação educacional e científica. Sua aula terá o tema: “Emergências Oncológicas em Musculoesquelético”.

Certamente, isso reitera o compromisso com a seleção minuciosa de nossa equipe, composta por radiologistas experientes e especializados nas diversas subáreas do Diagnóstico por Imagem e com participação ativa nos principais congressos de radiologia a nível nacional e internacional.