“A preocupação com a qualidade dos laudos de exames deve ser uma busca constante em Centros de Diagnóstico.”

paciente vendo laudo de exameUma pesquisa recente publicada no diário American College of Radiology mostrou que os pacientes creditam grande importância aos laudos médicos dos exames de imagem.

Neste estudo, os autores tentaram avaliar a percepção subjetiva dos pacientes em relação aos exames de imagem. Suchsland e colegas avaliaram 45 pacientes adultos que realizaram diversos tipos de exames radiológicos, tais como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia. Esses pacientes foram entrevistados para avaliar sua experiência pessoal em relação aos exames realizados.

Os pesquisadores classificaram as “experiências pessoais” subjetivas referidas pelos pacientes nas entrevistas em 4 grupos:

1. Aquisição de conhecimento com laudos de exames

De acordo com os pesquisadores, “o desejo de saber” e de “encontrar respostas” foi elencado pelos pacientes como a principal motivação para o exame. Observou-se que os pacientes dão muito valor ao conhecimento obtido com os laudos dos exames, mesmo que estes não tenham tido impacto direto em sua condução clínica.

Muitos pacientes, por exemplo, ficaram aliviados em saber que seus sintomas não estavam sendo causados por algo mais sério. Por outro lado, resultados inconclusivos causaram impressões negativas a respeito dos exames, com impacto emocional negativo (preocupação e frustração) e dúvidas sobre porque o exame havia sido solicitado, principalmente quando não tinham entendimento sobre o objetivo do exame ou sobre suas “capacidades diagnósticas”.

2. Benefício para a jornada de saúde

Em situações em que os laudos de exames não tiveram impacto clínico (não levou à implementação de algum tratamento, por exemplo), muitos pacientes aceitaram o exame como algo positivo. Porém, desde que soubessem que alguma doença mais séria tivesse sido descartada pelo exame realizado. Caso contrário, os pacientes sentiram-se frustrados por ter que passar por testes inconclusivos.

Além disso, os pesquisadores notaram que os pacientes atribuem aos métodos de imagem uma forma de ter uma certeza maior sobre sua condição de saúde, e como acesso a “um nível mais elevado de atendimento”, principalmente quando submetidos a modalidades de exames percebidos como “de maior complexidade”, como a ressonância magnética.

3. Experiências físicas durante o exame

Os pacientes referiram diferentes experiências físicas diretas que influenciaram sua percepção sobre os exames, tais como: desconforto geral, dor (para permanecer em determinadas posições, por exemplo), ansiedade, claustrofobia, excesso de barulho, dentre outras.

Em geral, pacientes que já haviam realizado o exame em questão anteriormente, apresentaram menos experiências ruins, tanto físicas como emocionais.

4. Impactos emocionais

Os impactos emocionais mais proeminentes incluíram experiências dicotômicas, envolvendo sensação de tranquilidade e preocupação. As expectativas do paciente, originadas da experiência pessoal ou do conhecimento prévio, constituem o principal fator causal para a resposta emocional ao seu exame de imagem. Os pacientes relataram conhecimento prévio obtido a partir de exames anteriores, pesquisas na Internet ou de relatos de testes de familiares ou amigos.

Houve impacto emocional quando os pacientes se depararam com procedimentos inesperados de exame. Por exemplo, terem se surpreendido com a necessidade de adquirir imagens adicionais devido a algum achado de imagem, ou por ter que receber inesperadamente meio de contraste endovenoso.

A equipe médica desempenhou um importante papel na gestão das emoções dos pacientes. Dependendo de suas ações em relação aos pacientes, membros da equipe médica exacerbaram as emoções de frustração e preocupação, ou proporcionaram conforto e alívio.

Porque terceirizar laudos de exames pode ser bom para um Centro de Diagnóstico?

laudos de exames a distânciaA partir do que foi observado na pesquisa, os autores do trabalho recomendam algumas ações na prática clínica: discutir com os pacientes o porquê da solicitação do exame; conversar com os pacientes sobre quais as opções para o diagnóstico (incluindo outros exames, ou mesmo não fazer nenhum teste); e explicar aos pacientes como as informações obtidas serão utilizadas. Os pesquisadores afirmam que estas ações são fundamentais para facilitar a compreensão dos pacientes sobre o processo de tomada de decisão clínica e também para criar expectativas mais claras em relação aos exames de imagem.

Além disso, fica evidente pelo que foi observado nas entrevistas que uma equipe médica bem treinada para lidar de forma humanizada e empática com intercorrências pode fazer a diferença na percepção dos pacientes a respeito do exame realizado.

O que poucos profissionais e gestores de Centros de Diagnóstico conhecem são os benefícios proporcionados ao paciente pela terceirização na emissão de laudos de exames. Os principais benefícios são: 

1. Laudos de Exame com Alta Qualidade.

A preocupação com a qualidade dos laudos de exames deve ser uma busca constante em Centros de Diagnóstico. Alguns serviços de Telerradiologia oferecem laudos ilustrados, com imagens detalhadas das alterações incorporadas nos laudos. Para os médicos solicitantes, esse recurso, sem dúvida,  auxilia no tratamento mais adequado ao paciente.

2. Disponibilidade da Equipe em Tempo Integral

A busca por médicos extras para complementar a escala de atendimento deixa de ser um problema. A Telerradiologia dispõe de médicos prontos para laudar exames todos os dias do ano, em período integral, incluindo aqueles exames que necessitam de laudo em caráter de urgência. Além disso, a STAR, por exemplo, dispõe de uma equipe de médicos especialistas e sub-especialistas nas mais diversas áreas da radiologia. Ou seja, mais opções e possibilidades podem ser entregues ao paciente.

3. Emissão de laudos de exames para qualquer lugar do Brasil. 

Na Telerradiologia, o fator distância não influencia na formação de preços, pois a transmissão de imagens médicas é realizada de forma on-line. Centros de Diagnóstico localizados em regiões afastadas das grandes cidades podem ter acesso e oferecer aos pacientes os melhores médicos radiologistas do país. 

Conclusão

laudos de exames para pacientesAs questões expostas neste estudo nos aponta algo que não deveria ser novidade: um cliente que contrata um serviço espera o melhor deste. Portanto, se um Centro de Diagnóstico se enquadra em algumas das experiências negativas mencionadas (ou em outras), certamente deve priorizar nos seus pontos de melhoria.

Para emitir laudos de exames de qualidade um Centro de Diagnóstico precisa mais do que bons equipamentos e uma equipe médica qualificada. É preciso que os equipamentos estejam com protocolos atualizados e que sua equipe técnica e administrativa esteja preparada para a operação com a máxima eficiência. A STAR sabe disso, e disponibiliza gratuitamente a seus clientes um pacote completo de serviços que contempla a consultoria e a assessoria, como por exemplo para atualização de protocolos.

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