Da forma como está, é difícil para nós nos mantermos otimistas e com a sanidade necessária para encarar o mundo. As coisas estão de cabeça pra baixo. O que será do o futuro? E o futuro das profissões? Como nos preparar? Qual será o novo “normal”?

Por incrível que pareça, e apesar do medo, temos motivos pra acreditar que um futuro positivo é mais provável. Isso considerando o cenário de mudanças absolutamente necessário por parte da sua empresa e POR VOCÊ. Além de suas relações humanas, mudanças tecnológicas, e até mesmo como você passará a aproveitar mais as oportunidades que passam por você diariamente.

O futuro das profissões é promissor.

Há motivos de esperança – neste artigo, citamos algumas áreas principais.

 

futuro das profissões

 

O que sua empresa deve fazer por você.


Seu empregador melhorará a assistência que fornece. Provável que alguns dos muitos programas de suporte a funcionários devido à crise do COVID-19, sejam mantidos. As empresas entenderam a importância do bem-estar dos funcionários, seja físico, mental ou emocional. Os centros de bem-estar criados, por exemplo, continuarão. Além disso, as empresas estão aprendendo a importância do envolvimento e da motivação dos funcionários – não importa onde as pessoas estejam trabalhando – e esta visão trará um maior nível de suporte aos funcionários.

 

O futuro das profissões: mais atenção à saúde mental.


A característica principal da nossa espécie é a capacidade de interação, sobretudo com estranhos. O distanciamento é uma séria causa de depressão, ansiedade, dentre outros distúrbios mentais. No passado, a saúde mental pode ter sido negligenciada, porem, devido às atuais circunstâncias, pode ser que as empresas tenham outra conduta em relação ao tema, dando uma maior importância ao mesmo, oferecendo soluções, benefícios e programas para ajudar os funcionários.

 

liderança

 

O futuro das profissões mostrará a verdadeira liderança.


Liderança é uma das mais importantes características de uma empresa e das pessoas, sobretudo durante uma crise. Expertise tal, que raríssimas faculdades abordam. São nos momentos mais difíceis que se destacam os líderes, permanecendo calmos, resilientes, mantendo uma comunicação transparente e clara com seus liderados, demonstrando empatia, e precisos nas tomadas de decisão, visando como objetivo principal, o longo prazo.

É possível que esses tempos difíceis filtrem os líderes menos estelares. Pois, é na tempestade que o real caráter se sobressai. Líderes de verdade irão prosperar, enquanto os menos talentosos ficarão pelo caminho. Então corra atrás, desenvolva esta habilidade que você será disputado no mercado.

 

A cultura da empresa se tornará um foco.


A cultura da empresa será o foco e determinante para o sucesso de uma organização. Se a cultura é “a maneira como as coisas são feitas por aqui” ou “o que as pessoas fazem quando ninguém está olhando”, ela se torna o direcionamento para ações e decisões de líderes e funcionários. É necessário que as empresas entendam a importância da cultura para a performance e envolvimento dos funcionários. MUDANÇA: A ideia de que time que está ganhando não se mexe é ultrapassada. Mudar é igual criar. Tem que ser feito todos os dias. Mudamos coisas na STAR Telerradiologia todos os dias. Se não mudar acaba, às vezes por pequenos detalhes inclusive.

 

trabalho de equipe futuro das profissões

 

O futuro das profissões envolve como você trabalha com outras pessoas.


Seu relacionamento com seus colegas de equipe vão melhorar. Um inimigo comum acaba por criar vínculos, e a luta contra o coronavírus sem dúvida é um exemplo que fortalecerá os relacionamentos. Quando passarmos por tudo isso juntos teremos novos níveis de conexão com nossa equipe de trabalho. Coisas simples como a satisfação de ver as pessoas que você não viu durante o perído de confinamento ficarão claras. Além do que, aumentará a pró-atividade e vontade de resolver problemas em equipe quando surgir uma dificuldade. Lembrando que gentileza gera gentileza.

 

A diversidade no trabalho estará mais presente no futuro das profissões.


O formato tradicional físico do trabalho, por vezes, não se adequa para profissionais com diferentes habilidades. O Home Office permitiu que as pessoas contribuíssem com maneiras diferentes. As organizações entenderão o quanto as pessoas com diferentes capacidades são capazes de contribuir. Poderemos ter então uma nova visão do trabalho, aí sim extraindo o melhor da habilidade específica de cada um. Entretanto, aqui é necessário que você faça sua parte e já seja um profissional diferenciado. Estar preparado pra quando a oportunidade surgir, e não o contrário.

A empatia deverá ser o tom na vida das pessoas. Depois de tanto tempo em casa, teremos uma nova visão pelas demandas da vida e apreciação pela família. Iremos compreender o que é necessário para guiar a vida pessoal, desde cozinhar até apoiar as crianças no trabalho escolar. No mais, teremos um nível renovado de apreço pelas famílias, amigos e felicidade. Se é que há um lado bom nisso tudo, sem dúvida voltaremos mais humanos.

 

Seu local de trabalho e tecnologia.


Flexibilidade no trabalho. Com esse inesperado experimento global as empresas foram obrigadas a implementarem sistemas e suporte tecnológicos melhores para facilitar o trabalho à distância. As equipes aperfeiçoando o método de colaboração à distância e os líderes aprimorando sua capacidade de gerenciar baseados em dados objetivos. Provável que ocorrerá a expansão do trabalho remoto e maior flexibilidade para os funcionários fora do local físico de trabalho.

 

versatilidade futuro das profissões

 

Seu escritório vai melhorar.


Quando a vida ao escritório retornar, os empregadores terão que rever seu local de trabalho. Será necessário considerar técnicas de limpeza específicas, mais distanciamento e aumento de opções para os funcionários (oferecendo lugares para descanso, foco, colaboração, aprendizado e socialização). As organizações precisarão ter uma nova visão do escritório, da importância das interações pessoais e da maneira como seus locais de trabalho devem dar suporte aos seus funcionários.

 

O futuro das profissões e a aproximação com a tecnologia.


Com a atual situação global, você foi obrigado a se familiarizar mais com a tecnologia. Em paralelo, sua empresa ou bairro melhoraram suas infraestruturas, criando um melhor pipeline de interfaces tecnológicas, otimizando seu uso. Mas nada disso adianta se você não acompanhar o processo. Nada muda se você não mudar. Invista em você. Noções, no mínimo, básicas de informática e programação serão fundamentais para a grande maioria das funções.

 

O futuro da sua empresa.


A velocidade aumentará e a burocracia será reduzida. À medida que as organizações crescem e amadurecem, é o caminho natural a implementação de processos padronizados. A crise do COVID fez com que muitas empresas eliminassem sistemas desnecessários, o que acabou simplificando os processos, para atender mais rapidamente às necessidades dos clientes. Além disso, houve um aumento da demanda para tomada de decisões, em função de aumentar a velocidade de resposta ao cliente, resultando em maior capacitação dos funcionários. Seja qual for o sistema (RH, sistemas de desenvolvimento, sistemas de manufatura ou sistemas de resposta ao cliente), é razoável pensar que a capacidade de responder rapidamente tenha um efeito positivo no futuro. Se aumentarmos o empoderamento e autonomia de funcionários CAPACITADOS nas tomadas de decisão, pode ser que evitemos mais gargalos de trabalho e redundâncias no futuro. Capacite-se e não ficará para trás.

 

tecnologia futuro das profissões

 

Inovação, a palavra do momento.


As maiores inovações geralmente surgem diante das maiores restrições. Diante de momentos de crise como o atual, será uma tendência das organizações um maior apoio ao desenvolvimento profissional dos seus funcionários, gerando melhores condições para exporem sua criatividade para solução de problemas. Nós da Star Telerradiologia acreditamos nisso, proporcionando as melhores condições de trabalho aos nossos supercapacitados profissionais.

 

As empresas trabalharão juntas.


Em um mundo pós COVID, empresas que antes competiam, podem se tornar aliadas, mesmo como concorrentes ou complementares. Antigos competidores ou complementares podem trabalhar em conjunto para ajudar pessoas carentes, por exemplo (restaurantes e empresas de entrega, por exemplo). Imaginem empresas de engenharia química que compartilham informações para produção de medicações, ou mesmo aquelas que produzem suprimentos médicos críticos. Embora, no atual momento não seja lá tão realista esperar o compartilhamento de segredos por partes destas empresas, quem sabe um sentimento de responsabilidade social no futuro e vontade de colaborar para um bem maior possa surgir.

 

O futuro das profissões contará com você contribuindo.


Novas oportunidades de carreira estão à sua espera. No momento de crise, as empresas são obrigadas a se desfazer do luxo e focar no indispensável. Reavaliar tarefas, responsabilidades, lideranças, resolubilidade etc., tudo isso terá que ser revisto. Realmente não haverá espaço para todos. Entretanto, toda essa reformulação fará com que surjam novas funções. As oportunidades serão muitas. Uma vez que a as coisas voltem ao normal, aquelas pessoas com o PREPARO para acelerar, agir com rapidez, motivar, liderar e etc., estarão na frente e sem concorrentes. Não espere para se preparar. O futuro será brilhante.

 

desafios empreendedorismo futuro das profissões

 

O futuro das profissões contará com você empreendendo.


Assim que essa crise do coronavírus diminuir, e isso ocorrerá, as empresas terão pressa em recuperar seu valor. Haverá tmbém um potencial enorme para novos negócios e talvez para novas “empresas que mudem o mundo”, segundo Mark Cuban. A base disso tudo, virá de profissionais, seres humanos, com preparo para raciocínio rápido, fluxo rápido de idéias e perspicácia para descobrir e fazer as coisas acontecerem. Esse provavelmente será o modelo para as futuras oportunidades, novos empregos, empreemdimentos, e desenvolvimento de carreira. Sendo assim, invista em você permanentemente. O CRESCIMENTO É INDIVIDUAL. De novo, diferencie-se com ao menos duas línguas estrangeiras e tenha noções básicas de informática e programação, o futuro irá exigir. Você será um profissional diferenciado e disputado. As empresas virão até você. Não se começa do final. Muitas dificuldades surgirão até seu negócio dar certo. É necessário paciência e perseverança. Acreditar. Mas, COMECE. Contudo, torne-se diferenciado e indispensável.

Além disso, serão algumas habilidades importantes futuras: criatividade, liderança, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva. Honestidade é igual inglês: obrigatório. Mas ser honesto por si só não te levará a lugar nenhum. É apenas um pré-requisito.

 

Conclusão.


Hoje, é difícil ver a luz no fim do túnel ou manter o otimismo. Mas, é justamente pelas lutas que enfrentamos hoje que amanhã será melhor. Portanto, independente do que sua empresa faz por você, a forma como trabalha, o relacionamento com todos, como sua empresa aborda os compromissos da comunidade e seus profissionais, o aprendizado de hoje nos fará melhores nos próximos anos. Assim sendo, a crise passará e um novo normal surgirá. Há muitas razões para acreditar que o futuro será brilhante, basta correr atrás.

Certamente, com coragem, humildade, liderança, integridade, PAIXÃO EM SERVIR, persistência, perseverança, centralização no consumidor (o negócio é entender e DAR VALOR ao consumidor) e etc, o caminho se torna mais próspero. Esqueça a concorrência. O que interessa é SERVIR o consumidor.

 

henry ford“Se você pensa que não pode fazer e se você pensa que pode, de qualquer forma você está certo”

Henry Ford

 

A STAR Telerradiologia é uma empresa que trabalha com os princípios acima. Servindo o consumidor com a qualidade dos melhores profissionais da área e, não menos importante, cuidando dos nossos profissionais.

Venha conhecer nosso trabalho.


Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.