Os estabelecimentos de saúde vivem em uma constante busca para melhorar o atendimento a seus pacientes, com investimento em recursos humanos e materiais.

Um bom gestor entende que o atendimento de qualidade é o principal fator que influencia a satisfação e fidelização dos pacientes, por isso deve buscar formas inovadoras de aprimorar as atividades de um centro de radiologia.

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Atendimento humanizado

A capacitação e o conhecimento técnico são de extrema importância para um bom profissional de saúde, mas não são os únicos quesitos importantes no atendimento aos pacientes.

Eles esperam um atendimento individualizado e humanizado, que leve em consideração suas especificidades e vulnerabilidades. Tanto o médico como os demais profissionais de saúde precisam saber ouvir, compreender e respeitar as opiniões e queixas do paciente.

A humanização melhora o atendimento, pois:

  • é um diferencial para o serviço de radiologia, fazendo com que ela seja lembrada pelos pacientes;
  • melhora o ambiente de trabalho e as relações entre médicos e pacientes, e entre os funcionários, como um todo;
  • torna os tratamentos mais efetivos, já que os pacientes passam a confiar mais nos profissionais e se engajam no tratamento.

Treinamento dos profissionais

O treinamento de pessoal é essencial em um serviço de imagem, pois garante que todos os envolvidos atuem de acordo com a visão e a missão do estabelecimento, e que estejam atualizados com as inovações da área de saúde.

Todos no centro de radiologia precisam ser treinados: secretárias, médicos, técnicos, biomédicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Dessa forma, a equipe toda age de acordo com os mesmos princípios e o atendimento de qualidade é garantido do início ao fim da interação com o paciente.

É importante, também, oferecer cursos e capacitações para que os profissionais aprimorem os conhecimentos em saúde e apliquem as técnicas mais recentes.

Otimização dos processos

Os processos do centro de radiologia são o que definem a agilidade e qualidade de atendimento. Processos desorganizados e lentos interferem no andamento das consultas e exames, podendo gerar atrasos e insatisfação para os pacientes.

O uso da tecnologia é uma das principais aliadas na otimização de processos em qualquer estabelecimento de saúde. A implementação de sistemas é necessária para que as atividades de um centro de radiologia sejam realizadas com excelência.


Descubra como a implementação de um sistema de gestão impacta na produtividade do seu centro de diagnóstico.


Algumas tecnologias que facilitam os processos:

  • softwares de gestão;
  • uso da telerradiologia;
  • sistemas RIS e PACS;
  • prontuário eletrônico;
  • agendamento online.

Pesquisa de opinião

O paciente é o alvo das ações de melhoria do atendimento do serviço de radiologia. Por isso, realizar pesquisas de opinião com ele é uma das melhores formas de saber o que precisa ser melhorado. Ele, com certeza, saberá identificar os pontos fortes e fracos da clínica, que servirão de base para o planejamento de estratégias.

Faça questionários físicos ou online para serem preenchidos pelos pacientes após o atendimento ou exame, abordando aspectos como tempo de espera, marcação de consultas, interação com os profissionais de saúde, e recepção.

Além de serem ótimas fontes de informações para o gestor do serviço, as pesquisas fazem com que o paciente sinta que a sua opinião importa.

Estas dicas podem ajudar a melhorar o atendimento em um centro de radiologia e trazer maior satisfação para os seus pacientes e funcionários!

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