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O Google AdWords é uma plataforma do Google utilizada para fazer campanhas de links patrocinados. Ou seja, é uma forma de você divulgar, de forma paga, os seus serviços no principal mecanismo de busca utilizado no mundo, responsável por 66,7% de todo o tráfego de pesquisas online.

Por que essa informação é importante?

Porque aproximadamente 69% da população brasileira pesquisa na internet antes de realizar compras em geral. Até onde temos notícia não existem estatísticas específicas para a área da saúde, mas certamente esse número continuará a ser bastante representativo.

Dito isso, é importante lembrar que existem duas formas de utilizar o Google AdWords. São elas:

  • via Rede de Pesquisa
  • via Rede de Display

Neste post, vamos falar de cada uma delas e como serviços de imagem de diversos portes e segmentos podem utilizar essas estratégias para conseguir mais clientes. Acompanhe!

Telerradiologia, market share google, centro de diagnóstico

Antes de continuar, quero lembrar que esse artigo trata da utilização do Google de forma paga. Caso o seu interesse seja no mecanismo de busca orgânica (isto é, não paga), recomendo fortemente a leitura do artigo “Google: descubra como usá-lo para atrair mais pacientes”. Ele traz uma análise bastante detalhada de como aumentar o volume de pacientes de forma orgânica com o Google.

A Rede de Pesquisa do Google AdWords

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e alguns resultados aparecem em destaque com uma marcação escrita “anúncio”? Então, esses anunciantes realizaram uma campanha na Rede de Pesquisa do Google AdWords.

Veja este exemplo para entender como essa ferramenta funciona: você quer anunciar seu centro de diagnóstico por imagem; para isso, precisa saber quais são os termos que potenciais clientes escreveriam no Google para procurar pelos serviços que você oferece. Esses termos são chamados de palavras-chave. Exemplos na área da radiologia são: “Tomografia”, “Ressonância” e “Mamografia”.

Acha que isso é irrelevante para seu negócio? Então talvez você mude de opinião ao saber que somente os termos “tomografia” e “ressonância magnética” são pesquisados todo mês em média 74.000 e 60.500 vezes. Para “raio x” esse número sobe para 110.000, conforme imagem abaixo (do próprio Google).

Google, Raio X, Tomografia, Ressonância

Assim, um bom anúncio na Rede de Pesquisa do Google AdWords é criado utilizando estas palavras-chave para que seus anúncios sejam exibidos exatamente para quem está procurando por clínicas de radiologia. Essa é a grande vantagem: ser exibido ao público certo, que está buscando o serviço que você oferece.

A Rede de Display do Google AdWords

Os anúncios nessa rede também são baseados nas palavras-chave, mas a forma de exibição é um pouco diferente. Sabe quando você está navegando por alguns sites, portais e blogs e vê anúncios com banners? Essas páginas disponibilizaram espaços publicitários que o Google utiliza para exibir os anúncios que foram criados pelo AdWords.

É uma nova forma de exibir seu centro de diagnóstico por imagem, utilizando imagens atrativas e com a possibilidade de escolher onde e para quais pessoas seus anúncios serão exibidos.

As vantagens dos links patrocinados

Além de ter a possibilidade de atingir o público certo que está procurando pelos seus serviços ou navegando por sites de referência, o Google AdWords ainda possui duas vantagens bastante importantes para suas estratégias de marketing digital: o controle total de orçamento investido e a mensuração dos resultados.

Você pode escolher exatamente o quanto quer gastar e de que forma quer pagar. Não se intimide achando que em meio a tantas grandes empresas que estão na internet não haverá espaço para divulgação da sua clínica de radiologia, pelo contrário, há espaço para todos, independentemente do quanto você tenha para investir.

Claro que, quanto maior o orçamento, maior será o alcance de público, mas o fato de ser possível segmentar a área geográfica em que os anúncios serão exibidos é uma enorme vantagem para anunciantes atingirem o público local.

Outro ponto: existem duas formas de investir em links patrocinados que você precisa saber.

Uma delas é o custo por clique (CPC), em que você só pagará quando um usuário clicar no seu anúncio, ou seja, quando houver a conversão para o seu site.

A outra é custo por impressão (CPM), na qual você paga a cada mil impressões (exibições) do seu anúncio. Esta é ideal quando você quer atingir um público maior.

Você pode definir um orçamento diário para gastar e as datas iniciais e de término da sua campanha. Além disso, pode acompanhar diariamente o desempenho e pausar a qualquer momento para reestruturar sua campanha, caso os resultados não sejam satisfatórios.

A segunda grande vantagem que citamos é a mensuração dos resultados. O Google AdWords emite relatórios bastante precisos e ricos em informações, com tudo o que você precisa saber sobre sua campanha em relação ao desempenho. Sabendo o que está dando certo ou não, além de conhecer melhor o comportamento e os interesses do seu público, você pode utilizar esses dados para estruturar com mais acerto suas campanhas de marketing digital.

Ficou interessado em desenvolver uma campanha de Google AdWords ? Quer saber outras formas de divulgar sua clínica e atrair mais clientes? Assine nossa newsletter e acompanhe as tendências e novidades da radiologia, telerradiologia e gestão de serviços de imagem.