O uso da radiografia de tórax é rotineiro nos ambientes hospitalares, sobretudo no atual momento, que vivemos a pandemia do Covid-19.
Muitas vezes é realizada para avaliar pacientes com suspeita de coronavírus, visto o acesso mais fácil em relação à tomografia de tórax. Entretanto um novo estudo levanta dúvidas sobre essa prática.
Pesquisadores de Hong Kong, em um estudo retrospectivo, demonstraram que, em uma amostra de 60 pacientes, a radiografia de tórax basal registrava uma especificidade de APENAS 69%, em comparação com 91% nos testes iniciais de PCR (reação em cadeia da polimerase- padrão ouro).
Os pesquisadores observaram que os achados na radiografia torácica para o Covid-19 refletem aqueles encontrados na tomografia de tórax (opacidades bilaterais, periféricas, de consolidação e / ou em vidro fosco).
Visto que a pandemia do Covid-19 tende a sobrecarregar os sistemas de saúde, a radiografia de tórax pode ser sim considerada uma ferramenta AUXILIAR. Entretanto, é necessário que tenhamos consciência de suas limitações, para o uso correto desta modalidade de exame.
Compartilhe este e outros assuntos do blog da STAR com colegas.
Aproveite para deixar o seu comentário sobre a notícia!