Não é preciso dizer que a consulta presencial é crucial. No entanto, para algumas pessoas sair de casa pode não ser tão fácil, como pacientes idosos, acamados ou até mesmo para quem faz acompanhamento médico em outras cidades e até estados diferentes do que vivem. Ainda quando consideramos o cenário pandêmico como vivenciamos e com a recomendação de distância social.
Por isso, a teleconsulta, ou consulta online, está mais popular como uma maneira rápida e prática de atuar em algumas situações e se comunicar com um médico de confiança.
Você quer saber como funciona? Confira tudo o que você precisa saber sobre o tópico lendo este artigo!
O que é teleconsulta?
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina número 2.314, de 20 de abril de 2022 defini-se telemedicina como o exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação, para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.
Normalmente, utilizamos a internet para uma série de tarefas do dia a dia. Fazer compras, conversar com família e amigos, trabalhar e estudar são exemplos do que é possível fazer na internet. E agora, a consulta online também.
Teleconsulta é uma modalidade regulamentada da Telemedicina que permite a realização de consultas médicas online, ou seja, sem que o paciente e médico estejam no mesmo ambiente. Ela segue os mesmos objetivos de uma consulta médica tradicional e presencial, no entanto, pode ser realizada à distância através da internet.
A teleconsulta é realizada com o uso de tecnologias de comunicação segura na internet, como programas de videoconferência ou apps e plataformas que foram criados para esse fim.
O único requisito é que, tanto o médico quanto o paciente, tenham acesso a dispositivos apropriados. Como computadores, tablets e smartphones, bem como uma boa conexão à internet.
Em algumas plataformas, se a opção estiver disponível, a consulta pode ser feita por telefone ou site próprio.
Neste modo, o cuidado é fornecido com a assistência de tecnologia de informação e comunicação. Que permite criar e atualizar um prontuário eletrônico de um paciente, onde todos os dados clínicos dele são armazenados, bem como fazer videoconferências.
É possível obter os diagnósticos em uma variedade de especialidades médicas apenas ao agendar uma teleconsulta, tais como:
- Radiologia;
- Cardiologia;
- Neurologia;
- Pneumologia;
- Dermatologia;
- Psiquiatria;
- Entre outras.
Como funciona a teleconsulta?
Por meio de plataformas específicas o paciente tem acesso à agenda de horários do médico ou então como já é feito do modo presencial, o médico ou sua equipe de secretariado organizam a sua agenda. Sendo assim, basta que ele agende um período favorável para sua teleconsulta e de acordo com seus compromissos pessoais, tornando todo esse processo mais fácil.
Os dados pessoais e de contato devem ser coletados, especialmente se esta for a primeira consulta do paciente e ele ainda não tiver feito o registro na plataforma ou na clínica.
Por fim, a central da clínica entrará em contato com o paciente através do recurso escolhido para conduzir a consulta. Assim como a presencial, a teleconsulta ocorre em total confidencialidade, entre o médico e o paciente.
Tipos de teleconsulta
De modo geral, isso pode ser feito das seguintes formas:
- Entre médicos: quando um médico procura assistência de um outro especialista, como uma segunda opinião sobre um diagnóstico, uma medicação mais apropriada ou até orientação sobre como realizar um procedimento. O paciente pode ou não estar presente.
- Entre um médico e um paciente: sem a intervenção de outro médico ou profissional de saúde;
- Síncrona: a interação é imediata ou a resposta é dada em um curto período. Uma consulta em vídeo entre um médico e um paciente é um exemplo;
- Assíncrona: ocorre em diferentes momentos e não requer interação direta entre o paciente e o médico.
A teleconsulta podem variar de atendimento inicial a acompanhamento, urgência ou supervisão. E atende diferentes especialidades, desde os cuidados primários, como dito acima.
Vantagens da teleconsulta
Entre as vantagens da teleconsulta, podemos destacar a amplitude de serviços médicos disponíveis para pacientes em áreas geográficas de difícil acesso ou com problemas de mobilidade, bem como a precisão dos diagnósticos.
Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, a teleconsulta facilitou o acesso dos pacientes a pneumologistas e infectologistas. Já que eles podiam consultar especialistas de qualquer região do país.
Outra vantagem da teleconsulta é a redução de tempo e custos, tanto para médicos quanto para pacientes. Tendo em vista que o tratamento não requer realocações e as demandas podem ser atendidas de forma mais ágil e remota.
Além disso, há também a segurança das informações, pois os registros médicos são armazenados e distribuídos de acordo com regulamentos de segurança e privacidade. Podendo ter um nível de privacidade muito maior em comparação com os prontuários físicos. Em suma, é possível destacar as principais vantagens:
- Redução de distância: acesso a médicos especializados, mesmo que o paciente esteja em áreas remotas;
- Discussão dos casos em equipe: os médicos podem pedir uma segunda opinião e compartilhar conhecimento com outros que não estejam no mesmo local;
- Agilidade no tratamento do paciente;
- Custos operacionais reduzidos em clínicas;
- Segurança da informação: armazenamento dentro dos parâmetros definidos pelo Conselho Federal de Medicina.
Como realizar uma teleconsulta
Para realizar uma teleconsulta, a clínica médica irá precisar de um sistema com tecnologia de ponta que garanta a segurança dos dados entre profissionais de saúde e entre paciente e médico, além de armazenar com segurança estes dados.
Entre em contato com o seu médico e pergunte se ele trabalha com teleconsulta também.