3 dicas para reduzir a glosa médica em clínicas e hospitais

|30 jun, 2023|Categorias: Gestão Médica|4,2 min de leitura|

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3 dicas para reduzir a glosa médica em clínicas e hospitais | STAR Telerradiologia

3 dicas para reduzir a glosa médica em clínicas e hospitais

A glosa médica é um termo bem conhecido pelos gestores e administradores de clínicas e hospitais, sendo definida pela recusa de pagamento, por parte das operadoras de saúde, de medicamentos, procedimentos e outros gastos provenientes do paciente para o prestador de serviço.

A presença de um elevado índice de glosa na instituição é prejudicial tanto para quem presta o serviço quanto para os planos de saúde. Dessa forma, reforça-se a importância da atenção de todos os envolvidos nesse burocrático processo, tendo como objetivo a redução de não conformidades que levam a não cobertura dos gastos.

Sabendo da rotina estressante dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, cabe aos gestores elaborarem estratégias que reduzam o preenchimento incorreto e/ou incompleto dos documentos relacionados à assistência — que são as principais causas das glosas.

Separamos no post de hoje 3 ótimas dicas que levam à redução da glosa médica nas clínicas e hospitais. Leia a seguir!

1. Eduque a sua equipe

Um simples esquecimento do carimbo ou um pequeno erro de preenchimento devido a uma desatenção ao realizar as atividades administrativas por parte dos médicos pode causar um grande transtorno na hora do acerto de contas entre prestadores e convênios. Essas são situações evitáveis e possíveis de serem reduzidas a partir de um contínuo trabalho de educação interna que reforce, com a equipe assistencial, a importância do correto e completo registro.

2. Ofereça subsídios para melhorar a qualidade dos registros

De nada adianta ensinar a sua equipe se ela não possuir instrumentos que permitam agir com maior correção dentro das condições de trabalho dos serviços de saúde. É necessário que as clínicas e hospitais invistam em melhores meios, a fim de que os profissionais possam realizar com qualidade não só a assistência direta, mas também os registros pertinentes.

Informatize os prontuários

Os sistemas eletrônicos são hoje os grandes aliados dos prestadores de serviços de saúde, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque é conhecido o fato de os processos manuais serem passíveis de maior quantidade de erros, sem contar a praticidade permitida por meio de sistemas de preenchimento automático ou inserção de dados com maior agilidade.

Integre sistemas

A existência de diferentes setores nos hospitais e também de diferentes unidades de uma clínica gera um fluxo de informações que nem sempre é organizado e bem delineado. Dessa forma, ocorre a perda de tempo e o favorecimento ao erro uma vez que não seja possível aproveitar informações de diferentes áreas e unidades. Otimize os dados compilando-os num único sistema de acesso geral.

Um exemplo disso é o trabalho que vem sendo realizado pela STAR Telerradiologia, que é pioneira em integração de sistemas utilizando protocolo HL7, permitindo que os laudos que sua equipe de radiologistas emitem remotamente possam ser acessados pelos médicos solicitantes e pessoal de apoio diretamente no RIS/HIS local dos hospitais e serviços de imagem.

Crie mecanismos de regulação

A própria integração possui em si um caráter regulador ao utilizar ferramentas de controles automáticos, como invalidar cartões inseridos com numeração errada ou a não conclusão de cadastro incompleto. Além disso, é possível criar um sistema de conferência eletrônica, que seja capaz de sinalizar as não conformidades presentes nas prescrições de acordo com os critérios preestabelecidos por cada operador de saúde, usando como base de dados os regulamentos de cada convênio.

3. Fortaleça a auditoria interna para a redução da glosa médica

Capacitar os profissionais deste setor e mantê-los atuantes com eficiência são pontos que favorecem o cumprimento das exigências dos planos de saúde e evitam que os erros saiam da instituição e gerem glosas médicas.

O acúmulo de glosas representa a ausência de pagamentos de procedimentos já realizados, ou seja, o não recebimento por um gasto que o prestador já obteve, sendo um grande custo para a instituição. Portanto, o investimento na auditoria interna representa também uma redução de custos no que diz respeito a todo o planejamento financeiro da empresa.

Além disso, o setor é capaz de desenvolver um mecanismo de feedback para toda a equipe, proporcionando a educação continuada e concretizando, assim, um contínuo trabalho de redução de glosas médicas.

Concluímos, então, que a conciliação de investimentos em tecnologia e capacitação pode ser a chave que sua clínica ou hospital necessitam para a redução da tão temida glosa médica.

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