Ter uma boa relação com os pacientes é algo de grande relevância para quem trabalha na área de saúde e deseja prestar serviços de qualidade.

Ao oferecer um atendimento humanizado, que deixe a pessoa à vontade para realizar exames e procedimentos, e tirar suas dúvidas, um centro de imagem estará um passo à frente da concorrência e terá um notável diferencial na prestação de serviços médicos.

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Em nosso post, você aprenderá 5 dicas para melhorar o relacionamento com pacientes e oferecer serviços de excelência. Confira!

1. Ouça o que o paciente tem a dizer

Interaja com seus pacientes, ouvindo com atenção o que eles têm a dizer para compreender suas necessidades e buscando ter empatia pelos problemas apresentados.

Mesmo que não concorde com a opinião do paciente, seja cordial e busque soluções que possam deixá-lo satisfeito.

Lembre-se que o profissional de saúde precisa demonstrar segurança às pessoas a quem atende e essa sensação só poderá ser transmitida ao observar aquilo que o paciente realmente precisa ao procurar um serviço de saúde.

2. Seja claro e objetivo no relacionamento com pacientes

Ao realizar um atendimento, explicar procedimentos de rotina ou passar alguma informação sobre o estado de saúde do paciente, seja claro e objetivo. Ao invés de dar explicações longas e cansativas, é preferível ser direto e esclarecer a situação de forma mais rápida e clara.

Evite também usar expressões técnicas que o paciente não conhece, ou caso seja realmente necessário utilizá-las, explique com detalhes o significado de cada uma delas.

3. Demonstre real interesse

Demonstrar um real interesse pelo paciente com algum problema de saúde é algo essencial para a que ele se sinta acolhido e à vontade.

Lembre-se que, muitas vezes, o paciente já se encontra fragilizado por conta de alguma doença. Por isso, é fundamental que ele se sinta confiante em relação ao trabalho da equipe médica e tenha a certeza da credibilidade do trabalho do serviço como um todo.

4. Tenha paciência durante as conversas

Aja com paciência durante as conversas com o seu público, em especial se você estiver lidando com crianças e idosos, que costumam exigir mais atenção do que os adultos devido à maior sensação de fragilidade diante de procedimentos de saúde que, muitas vezes, desconhecem.

Esteja sempre disposto a tirar dúvidas, explicar novamente as informações que o paciente não entender e não entrar em discussões desnecessárias.

5. Evite atrasos e remarcações

As queixas mais frequentes dos pacientes em relação a centros de imagens são o longo tempo de espera para a realização dos exames ou cancelamento dos exames agendados.

Lembre-se que, muitas vezes, o paciente já se encontra debilitado por causa de uma doença, ou precisa retornar ao local de trabalho, ou mesmo resolver problemas pessoais.

Achou nossas dicas sobre como melhorar o relacionamento com pacientes importantes para o seu dia a dia de trabalho? Gostaria de ter acesso a mais dicas como estas? Curta agora mesmo nossa página no Facebook.