Laudo a distância é um laudo médico assinado remotamente por um médico radiologista. A elaboração do laudo a distância é um produto da telerradiologia, uma área da telemedicina que compreende a prestação de serviços médicos a distância com foco em Radiologia.

Por ser um processo realizado através da internet, um de seus principais benefícios é o ganho de agilidade e qualidade com o acesso a profissionais que de outro modo não estariam disponíveis localmente.

Além disso, a regulamentação do exercício da telerradiologia foi sancionada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução nº 2.107/2014. Ou seja, as empresas de telerradiologia devem cumprir leis e regulamentações aplicáveis para a emissão do laudo a distância.

Entenderemos desses e outros assuntos a seguir, relacionados a laudo à distância:

 

1. O que é um Laudo a Distância?


Laudo a distância é um laudo médico elaborado e assinado remotamente por um médico radiologista. Não há diferença entre o laudo a distância e o laudo médico elaborado localmente: ambos descrevem achados de imagens e alterações clínicas em pacientes. Porém, o laudo a distância não se limita à especificidade dos tipos de exames, já que a tecnologia amplia o acesso a médicos radiologistas especialistas de diversas áreas.

 

2. Quais os benefícios de um laudo a distância?


Ter uma empresa de telemedicina com foco em telerradiologia e laudo a distância como parceira traz inúmeros benefícios, que vão desde a redução de custos até a possibilidade de proporcionar mais agilidade e qualidade nos resultados de exames entregues aos pacientes. Veja a seguir, algumas dessas vantagens:

  1. A emissão de laudo a distância pode aumentar o número de atendimentos e expandir o leque de exames atendidos;  visto que a terceirização pode desafogar a equipe local, proporcionando novas janelas para atendimento, além de possibilitar a realização de exames que antes não poderiam ser avaliados pela equipe local.
  2. Resultados mais rápidos com a multiplicação da mão de obra; isso porque, no caso das melhores empresas, uma vez que foi determinado o prazo, ele será cumprido.
  3. Substituição de custos fixos por custos variáveis; já que, em geral paga-se apenas por laudo emitido para empresas de telerradiologia, ao passo que a manutenção de equipe local normalmente está associada à remuneração fixa por período.
  4. Automatização de processos; uma vez que os laudo a distância são emitidos já customizados com a marca do Centro de Diagnóstico por Imagem e integrados com diversos sistemas PACS/RIS.

 

opcao laudos a distância

 

3. Por que contar com a opção de laudo a distância?


Nos últimos anos, a telerradiologia revolucionou a entrega do laudo a distância de exames médicos. É natural que surjam algumas dúvidas.

Além dos benefícios já citados, é importante destacar que, optar por trabalhar com laudo a distância não inviabiliza a manutenção de equipe médica local. A telerradiologia pode substituir completamente ou complementar a equipe local, devendo ser encarada como parceira na otimização do atendimento prestado aos pacientes.

Em outras palavras, implementar essa opção pode precaver a gestão da empresa de incertezas e oscilações do mercado. Como aconteceu com a pandemia do COVID-19, onde o volume de exames caiu drasticamente com a política de isolamento. Então, fazendo gestores buscarem emergencialmente uma alternativa ágil e eficaz para controle de crise.

Há também a vantagem de ter uma segunda opinião (ou opinião especializada) em casos complexos. Quer dizer, em alguns casos, o médico radiologista local pode ter uma dúvida em algum caso mais complexo, ou que não seja de sua especialidade. Portanto, optar por uma empresa de telerradiologia que conta com uma equipe especializada e subespecializada em diversas áreas da radiologia pode proporcionar qualidade superior para os laudos médicos.

 

4. A emissão de laudo a distância é permitida? Qual lei/regulamentação que rege esse serviço?


Assim como qualquer serviço prestado na área da saúde, a elaboração de laudo a distância também possui regulamentação própria para o seu exercício. A Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 2.107/2014é a diretriz que normatiza e orienta tanto as empresas que prestam os serviços de telerradiologia quanto os centros de diagnóstico que fazem uso deles.

 

exames laudos a distância

 

5. Quais tipos de exames podem ser laudados a distância?


Qualquer exame de imagem que não exija a presença local de um médico para sua realização pode ser laudado remotamente. Sendo os principais, os laudos de:

  • Medicina Nuclear
  • Neurologia
  • Neurorradiologia
  • Odontologia
  • Radiografia Padrão OIT
  • Radiologia Abdominal
  • Radiologia Cardíaca
  • Radiologia de Cabeça e Pescoço
  • Radiologia Mamária
  • Radiologia Musculoesquelética
  • Radiologia Torácica
  • Raio x OIT Torax

 

6. O que difere a qualidade de laudo a distância?


Como já pode ser percebido, é comum o aumento da qualidade do serviço entregue por Centros de Diagnóstico por Imagem quando se conta com um bom parceiro de laudo a distância.

O aumento do números de procedimentos realizados e a oferta de laudos médicos assinados por profissionais especializados e subespecializados fortalece a empresa com os pacientes e os médicos solicitantes.

 

7. O que priorizar na escolha de uma empresa de laudo a distância?


Certamente, a escolha de uma empresa de telerradiologia, como qualquer outra escolha que implique diretamente em um negócio, deve ser cuidadosamente analisada. Para isso, salientamos a observação de alguns fatores, tais como:

  1. Avaliar a equipe de radiologistas das empresas de Telerradiologia; isso porque muitas empresas contam com médicos que nem finalizaram a residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Se a equipe médica for altamente qualificada e selecionada dentre os quadros das melhores universidades, a empresa contratante poderá divulgar esses diferenciais.
  2. Verificar qual é o controle de qualidade da empresa de Telerradiologia; ou seja, é necessário ter cautela com empresas que oferecem “laudos no atacado”, sem preocupação com Qualidade e a saúde dos pacientes e sem cumprimento dos prazos de entrega. Certamente, isso pode evitar muita dor de cabeça e retrabalho.
  3. Observar o fluxo de processo oferecido pela empresa de laudo a distância; visto que, para execução de um serviço eficaz, é importante que cada etapa do processo seja bem estruturada, desde a integração para transmissão dos exames pela internet até a devolução do laudo assinado. Para isso, em geral é necessário um sistema PACS moderno hospedado em nuvem, que possibilite a integração com sistemas locais do Hopsital / Clínica (PACS/HIS/RIS).
  4. Compreender como é o suporte técnico e administrativo; é indispensável, em qualquer prestação de serviço que seja efetiva, um suporte rápido e resolutivo. É sempre importante lembrar: o serviço profissional deve adaptar-se às necessidades do cliente e não o contrário.

 

emissão de laudos a distância

 

Conclusão


É lógico que tanto a Medicina quanto o mercado vivem em constante mudanças. O que funcionava há 2 ou 3 anos para muitos serviços de Radiologia, hoje não funciona da mesma forma.

O avanço da tecnologia sempre andou de braços dados com a Medicina. Dentre as principais novidades dos últimos anos, a emissão de laudo a distância tornou-se uma opção de qualidade e segurança, também um ótimo investimento para Clínicas e Hospitais.

É possível encontrar, entre as empresas de Telerradiologia, quem preste também o serviço de consultoria e implementação de protocolos de exames. Com isso, o Centro de Diagnóstico pode melhorar a qualidade dos exames realizados e, dessa maneira, também dos laudos emitidos.

 


Acompanhe as principais notícias e informações relacionadas ao Diagnóstico por Imagem. Assine nossa newsletter: