5 dicas para aumentar a captação de clientes em sua clínica

Quem deseja aumentar a captação de clientes em clínica de radiologia não deve pensar apenas em pacientes novos, mas também naqueles que já foram atendidos previamente.

Fidelizar, além de ser mais rentável que buscar clientes em potencial, também auxilia na captação por meio do marketing espontâneo, que aumenta a credibilidade para a clínica e a procura pelos serviços prestados.

Mas, para se destacar da concorrência, é importante também seguir alguns passos dos quais falaremos a seguir.

1. Crie um ambiente atrativo

Para que o cliente tenha uma experiência encantadora, o ambiente deve estar em sintonia com aquilo que ele almeja. Cores claras e suaves podem colorir um pouco o ambiente predominantemente branco. Atenção também para a limpeza e organização. Um ambiente limpo, organizado e bem decorado, com luz, som e temperatura agradáveis vão impactar diretamente no bem-estar do cliente.

2. Atenda com qualidade

Também merece um cuidado especial a gestão de funcionários. É preciso que eles sejam capacitados e constantemente treinados para atender bem. O atendimento deve refletir seriedade e transparência, mas sem deixar de lado a empatia. Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para entender quais são suas expectativas.

Outro ponto é que, para atender bem, o funcionário também deve estar motivado. A motivação tem efeitos na produtividade e na qualidade. Fique de olho no clima entre os funcionários e capriche na comunicação interna.

Também faz parte do atendimento a etapa de agendamento. Nessa hora, é preciso ficar atento tanto à demanda espontânea quanto à agendada. O agendamento deve ser uma conveniência, não uma obrigação. Por isso, a maioria das clínicas reserva uma porcentagem da grade de horários para atender à demanda espontânea. Esse cálculo deve ser feito de forma a não prejudicar os agendados, que devem ter prioridade — exceto em casos de atendimento preferencial. Além disso, quanto maior o número de canais (internet, aplicativo de celular, telefone, presencial etc.) e mais prático for o agendamento, melhor.

3. Faça divulgações voltadas para captação de clientes em clínica

Para captar novos clientes, é indispensável reservar espaço para divulgações específicas. Entre os diferentes canais de divulgação, as redes sociais contam com um mercado consolidado na área de saúde. Temas fitness, dicas de saúde e estética contam com hashtags constantes em trend topics das redes sociais mais conhecidas.

4. Invista em feedback

Uma das maneiras de saber quem é seu cliente e como se relacionar da melhor forma com ele são as pesquisas de satisfação. Além delas, todos os canais de comunicação podem contribuir para isso, mas sem exageros para não se tornar inconveniente.

Converse, olhe nos olhos e, sobretudo, ouça a opinião dele para identificar as oportunidades de melhoria e definir os diferentes perfis e segmentos de clientes.

5. Invista em fidelização

Lembre-se: pensar em novos clientes também significa investir na satisfação daqueles que já frequentaram a clínica. Sempre que um cliente aprova o atendimento e o serviço, pode indicar para pessoas próximas.

Além disso, é preciso pensar na relação oferta/procura, pois ao aumentar a base de clientes, é preciso manter o mesmo padrão de qualidade no serviço e no atendimento. Uma maneira eficiente de otimizar a qualidade e ao mesmo tempo reduzir gastos é investir na tecnologia. Nesse sentido, um serviço cuja procura tem aumentado é o de Telerradiologia, através da qual os exames radiológicos dos centros de imagem são laudados a distância, com todo o suporte médico e operacional necessários. Na dúvida, é possível até testar gratuitamente esse tipo de serviço.

E por falar em tecnologia, lembre-se de marcar presença nas redes sociais e de mantê-las atualizadas para atrair mais pacientes e atendê-los melhor. Siga-nos no Facebook, LinkedIn ou Google + e fique sempre por dentro das novidades no assunto.