Laudos com reconhecimento de voz é uma tecnologia em crescimento que permite os profissionais a obterem uma rotina mais produtiva e tranquila, porém ainda há muitas dúvidas sobre como o programa funciona e se ele é seguro e eficaz.

Com isso em mente, é fundamental entender como o software de reconhecimento de voz é feito para a área da saúde e como ele pode contribuir com as atividades do profissional na sua rotina.

Continue lendo este conteúdo para conferir!

 

Como funciona o reconhecimento de voz?

A tecnologia de reconhecimento de voz é dividida em algumas etapas:

  • Gravação de áudio: uma pessoa fala em um microfone, no qual sua fala é convertida em um áudio digital. Nesta etapa, utiliza-se os “perfis de voz” que são modelos digitais que representam a forma como uma pessoa fala e seu padrão de voz. Eles são usados para melhorar a precisão no reconhecimento da fala ao identificar a enunciação da voz, o vocabulário, a pronúncia e, conforme o nível da tecnologia, até sotaques e alterações de humor.
  • Segmentação em frases: o software separa o áudio em pequenos trechos, e assim os algoritmos são capazes de identificar os fonemas e assim as palavras. Esse procedimento de compreensão e manipulação da linguagem humana é realizado por uma tecnologia conhecida como Processamento de Linguagem Natural (NLP), que é uma das áreas que une a inteligência artificial, a linguística e a ciência da computação.
  • Conversão em texto: cada palavra é convertida em um texto escrito.

 

Por que fazer laudos com reconhecimento de voz?

medico realizando laudo por reconhecimento de voz

O método tradicional é a forma mais comum para fazer os laudos dos pacientes. Neste modo, o profissional registra o laudo em um programa, para então digitar, revisar e assinar.

A depender dos achados radiológicos caracterizados nos exames de imagem, o médico irá emitir longos laudos com uma riqueza em detalhes e precisão na descrição dos achados. Dessa forma, para aumentar a efetividade para descrever muitas informações e em um curto período de tempo, a digitalização por voz é uma grande ferramenta. E tudo que você precisa é um computador e um microfone!

Porém, caso você ainda esteja inseguro para utilizar essa plataforma de laudos, confira logo abaixo os principais benefícios dessa tecnologia!

 

Produtividade

Uma das maiores vantagens desse software é o aumento da produtividade. Afinal, o profissional terá uma maior facilidade em ditar os laudos quando comparado a necessidade de redigi-los, reduzindo o tempo para a emissão dos laudos médicos. Junto a isso, um sistema inteligente realiza a revisão quanto a pontuação, parágrafo, medidas e outros elementos, o que agiliza o procedimento e melhoram a qualidade do laudo.

Agilidade é a chave quando se fala em otimizar os processos. Para a emissão de um laudo, o médico pode ter que se deslocar da tela para registrar o que vê durante o exame, porém ao ditar o laudo de forma simultânea à análise das imagens, o trabalho fica mais fácil, pois o programa transcreve automaticamente.

Como resultado, esse processo beneficia tanto o médico quanto o paciente, que receberá os resultados mais rápido e com maior qualidade e promoverá ao radiologista um maior tempo livre para realizar atividades como atendimentos e aprimoramento profissional, e assim, gerar maior satisfação e motivação.

 

Custos menores

O processo para realização de laudos pode envolver outros profissionais. O médico para emitir o laudo, pode utilizar-se de um transcritor que irá digitalizar o material ditado, criando um laudo preliminar. Após essa etapa o radiologista irá revisar este laudo, editando e finalizando para assim ficar disponível para o médico solicitante. Esse processo acaba aumentando os custos da clínica e o tempo necessário para preenchimento do documento.

Dessa forma, com a ferramenta de laudo por reconhecimento de voz, os custos que teria por ter uma equipe de funcionários são reduzidos, e assim, economizando mais tempo e recursos.