Na medicina, os exames de imagem são muito importantes para ajudar no diagnóstico  e tratamento das doenças, sendo tais recursos fundamentais.

A radiologia e diagnóstico por imagem é uma especialidade da medicina que utiliza técnicas que envolvem em seu maioria radiação para adquirir imagens do corpo humano, e assim dos seus órgãos específicos, para sua avaliação.

Os profissionais que participam na execução dos exames de imagem, com criação de seus protocolos e técnicas de realização, são os técnicos, biomédicos e radiologistas. Os radiologistas, são médicos especializados em diagnóstico por imagem, que analisam as imagens e, por fim, firmam os diagnósticos finais.

Ao todo, podemos determinar 8 procedimentos distintos de diagnóstico por imagem e eles podem ser divididos em dois grupos: os que utilizam radiação ionizante, como o raio-x e tomografia computadorizada, e os que utilizam radiação não ionizante (como a ressonância magnética).

A seguir, você poderá ter um melhor entendimento sobre cada deles.

 

O que é

Exames de imagem são procedimentos da Radiologia e Diagnóstico por Imagem que possibilitam a observação detalhada dos órgãos do corpo humano para auxiliar em diagnósticos e tratamentos. Grande parte deles permite que o corpo seja analisado de forma não invasiva e indolor.

Dependendo de qual for o exame de imagem, pode-se obter imagens estáticas (raio x e tomografia) ou dinâmicas (ultrassonografia).

Abaixo, você pode conferir alguns dos exames de imagem mais comuns.

Angiografia

ultrassonografia

A angiografia é um exame de imagem direcionado para avaliação dos vasos sanguíneos. Necessita da administração de contraste radiológico por via intravenosa.  Assim, aliada a radiografia, pode-se visualizar os vasos sanguíneos de uma parte específica do corpo, como dos membros inferiores por exemplo. Em adição, essas imagens podem ser geradas ou realizadas no formato de vídeo, podendo assim se avaliar de forma dinâmica o “caminho” do contraste no vaso sanguíneo.

 

Radiografia

radiografia

A radiografia, feita através de raios X (radiação ionizante), é um dos exames de imagem mais utilizados na Medicina. É rápido e de fácil execução. Suas imagens ajudam no diagnóstico de enfermidades no paciente, sendo muito bom para avaliação de fraturas, alterações do parênquima pulmonar, gás na cavidade torácica e abdominal, dentre outros.

O raio X é realizado a partir da emissão de radiação ionizante que atravessa os tecidos do organismo e, desta maneira, conseguem captar e construir uma imagem. Em determinadas situações, pode ser necessária a utilização de contraste radiológico, que permite a distinção de estruturas específicas do corpo. Os tipos de contraste utilizados são, geralmente, compostos de bário ou de iodo (substâncias radiopacas).

Você pode saber mais sobre a radiografia, neste artigo: Raio X: 08 Dúvidas Sobre o Recurso para Diagnóstico mais utilizado na Medicina

 

Mamografia

mamografia

A técnica de realização da mamografia é similar ao da radiografia comum. A mamografia é um importante exame de imagem que auxilia no diagnóstico do câncer de mama. Isso porque, o ele permite detectar nódulos radiodensos e microcalcificações nos seios, achados que podem indicar câncer de mama.

Você pode saber mais sobre a mamografia, neste artigo: Mamografia: Tudo Sobre o Exame e Como Funciona

 

Ressonância Magnética

ressonancia magnetica

Este é um método diagnóstico na radiologia que não utiliza radiação ionizante (utiliza radiação não ionizante, especificamente a eletromagnética). O que é utilizado aqui são pulsos de radiofrequências junto com um campo magnético que possibilita a formação da imagem.

O aparelho de Ressonância Magnética é capaz de estimular e organizar os átomos de hidrogênio (contido nas moléculas de água) do corpo do paciente. A partir das ondas eletromagnéticas emitidas “de volta” pelos átomos de hidrogênio, o aparelho de ressonância capta esse sinal e processa as imagens.

Este exame de imagem é indicado para avaliar:

  • Ossos;
  • Estruturas do mediastino (como o coração);
  • Parede torácica;
  • Órgãos abdominais;
  • Estruturas musculares e tendíneas;
  • Vasos sanguíneos.

Você pode saber mais sobre a ressonância magnética, neste artigo: Ressonância Magnética: Guia Completo e Ilustrado

 

Ultrassonografia

ultrassonografia

Realizada através do ultrassom. Este exame de imagem é utilizado para produzir imagens através de ondas sonoras de alta frequência e se baseia na captação da reflexão dessas ondas. Dessa maneira, as ondas não produzem radiação ionizante e não oferecem qualquer risco à saúde. Por isso, é um muito utilizado na população em geral, sobretudo em crianças e gestantes.

O uso da ultrassonografia pode ser feito para avaliação de órgãos internos como o fígado, rins, vesícula biliar, estruturas musculares, vasos sanguíneos, tireoide, dentre outros.

Saiba mais sobre a ultrassonografia aqui: Ultrassonografia: como funciona e para que serve o exame de ultrassom

 

Tomografia Computadorizada

tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um método de exame de imagem que utiliza também a radiação X, bem como computadores que detectam e organizam o sinal obtido com a emissão dessa radiação, formando, então, as imagens.

O aparelho possui um tubo (gantry) que gira 360° em torno do paciente emitindo a radiação necessária para a captação e formação da imagem. Softwares desenvolvidos para realizar essa “formação” de imagem conseguem produzir reconstruções 2D, em variados planos, e 3D.

Leia sobre a tomografia computadorizada (TC): O que é Tomografia Computadorizada

 

Densitometria Óssea

densitometria ossea

Este é um tipo de exame de imagem que avalia as alterações da composição óssea (como

), bem como da composição corporal dos demais tecidos (quantificação de gordura e de massa magra).

Saiba mais: Densitometria Óssea: o que é, como interpretar e como funciona o exame?

 

Medicina Nuclear

medicina nuclear

Medicina nuclear é um exame de imagem realizado por meio de imagens obtidas através de sinais oriundos com essência em isótopos radioativos, que são administrados no organismo. Assim, é possível avaliar a fisiologia e o metabolismo de um órgão e identificar a existência de células disfuncionais, como células cancerígenas (que em geral apresentam um maior metabolismo e vão concentrar mais esses isótopos em suas células).

Leia sobre medicina nuclear neste artigo: Medicina Nuclear: O Que É, Como Funciona e o Cenário Atual