A recepção de clínica médica é um importante setor para a construção de uma empresa de saúde, pois é neste ambiente em que se inicia a experiência do cliente.

É preciso ter em mente que esse espaço apresenta grande destaque à clínica, pois é nele onde as interações acontecem. Em muitos casos é a peça chave para fidelizar e conquistar os pacientes e assim, gerar um impacto significativo no sucesso da clínica.

Ficou interessado sobre o assunto? Então é só continuar lendo este artigo que iremos responder algumas dúvidas!

 

Quais as funções exercidas por uma recepção de clínica?

O serviço de recepção de clínica é a base para oferecer uma boa experiência ao paciente, uma vez que a primeira impressão do local começa pela porta de entrada.

Listamos algumas das principais funções exercidas pela recepção de clínica:

  1. Agendamento de consultas: A equipe de recepção é responsável por agendar as consultas dos pacientes, garantindo que os horários disponíveis sejam adequados para as necessidades do mesmo.
  2. Recebimento de pacientes: O acolhimento é uma etapa importante na recepção de clínica, para assim verificar sua identidade e registrá-lo para a consulta.
  3. Processamento de pagamentos: A equipe de recepção é responsável por processar pagamentos e cobrar por exames e serviços prestados pelo médico.
  4. Gerenciamento de informações do paciente: A equipe de recepção é responsável por manter registros precisos e atualizados sobre as informações dos pacientes, incluindo informações pessoais, endereço e contato.
  5. Gerenciamento de fluxo de pacientes: A equipe de recepção é responsável por garantir que o fluxo de pacientes seja suave e eficiente, mantendo uma lista de espera e fazendo ajustes no horário quando necessário.
  6. Garantia de segurança: A equipe de recepção é responsável por manter a segurança do consultório, verificando a identidade dos pacientes e mantendo os registros precisos.

Dessa forma é importante que o gestor de saúde fique atento para um bom gerenciamento neste setor e no treinamento da equipe responsável. Pois mesmo que não façam parte da área da saúde é de responsabilidade do(a) recepcionista passar as informações de forma correta e esclarecedora.

 

Qual a importância da recepção de clínica nos resultados?

paciente sendo atendida em recepção de clínica

Após entender as funções de uma recepção no consultório médico, vamos explicar como isso pode impactar nos resultados.

Em muitos casos o baixo sucesso do local se dá porque os pacientes não retornam.

Vamos mostrar quais são os efeitos desse serviço nas dinâmicas de uma clínica. Confira:

  • Atendimento: as empresas costumam perder cerca de 68% de potenciais clientes por conta da má forma que foram atendidos no local. No caso de consultórios médicos, a recepção é o primeiro setor que os pacientes veem quando entram em uma clínica, portanto, é importante que seja profissional e acolhedora para criar uma boa primeira impressão e assim aumentar a satisfação do paciente.
  • Fidelização: Caso os clientes não sejam bem atendidos, eles raramente retornam ao local. Por isso é importante que a equipe da recepção seja bem treinada e capaz de se comunicar de forma clara e eficaz, resolvendo eventuais problemas rapidamente, pois ela é o ponto de contato principal entre a clínica e os pacientes.
  • Organização: Um processo de agendamento organizado pode ajudar a maximizar o tempo de atendimento dos médicos, o que pode aumentar o número de consultas realizadas e, consequentemente, o faturamento da clínica. Além disso, garantir que as consultas estejam programadas de forma eficiente e os pacientes recebam atendimento de forma rápida e efetiva. Todo esse processo aumenta a satisfação dos clientes, bem como as chances de retornarem e recomendarem a clínica para outras pessoas.
  • Faturamento: A equipe de recepção também desempenha um papel importante na gestão de cobranças e pagamentos. São responsáveis por verificar a cobertura do seguro dos pacientes antes da consulta, e assim garantir que a clínica tenha todas as informações necessárias para a cobrança, bem como coletar pagamentos particulares por serviços prestados. Se eles não estiverem familiarizados com as políticas de cobrança da clínica, não enviarem os documentos de forma adequada ou não forem capazes de lidar com questões relacionadas a cobranças de maneira eficiente, isso pode resultar em atrasos no pagamento e problemas financeiros para a clínica.

 

Conclusão

A recepção é um reflexo da clínica como um todo, e uma recepção profissional e bem gerenciada promove uma boa imagem à clínica e aumenta a confiança dos pacientes.

 

Perguntas frequentes

O que é feito na recepção de clínica?

O papel do recepcionista hospitalar envolve o fornecimento de informações aos pacientes, a realização da marcação de consultas, a organização do protocolo de atendimento e a resolução de dúvidas em geral. Além disso, eles devem estar sempre disponíveis para atender às diversas demandas do setor.

Como deve ser a recepção de um paciente?

Um dos principais objetivos da recepção de pacientes é oferecer conforto, bem-estar e uma atmosfera agradável e acolhedora. É importante destacar que o atendimento começa desde o momento em que o paciente chega ao consultório e busca um local para se acomodar, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar.