Ao chegar em um consultório ou hospital, o paciente encontra-se em uma posição de insegurança e fragilidade que requer cuidados tanto com sua saúde, quanto com seu psicológico. Por isso, é fundamental que ele receba um atendimento humanizado para que a sua experiência, seja a mais confortável possível.

O atendimento humanizado não reflete apenas na experiência do paciente. Mas, na instituição como um todo, visto que, quem atende de forma humanizada é mais indicado e recomendado. Além disso, a instituição de saúde presta um atendimento humanizado, tende a tratar seus colaboradores da mesma forma.

Confira a seguir, 4 importantes benefícios do atendimento humanizado:

 

O atendimento humanizado tange questões éticas


profissionalismo

Atender bem o paciente, trazendo conforto e o tratamento adequado, é a premissa básica para qualquer profissional da saúde. Tratar as pessoas com a dignidade e a atenção que elas merecem não é apenas a missão principal da humanização, mas também, um ponto fulcral da ética profissional.

 

O atendimento humanizado traz benefícios para a marca


atendimento humanizado favorece a marca

Mesmo com investimentos em publicidade e comunicação externa, a indicação por terceiros (o popular “boca a boca“) ainda é a forma principal de escolher um médico, hospital ou laboratório. Ao tratar seus pacientes de maneira diferenciada, o estabelecimento ganha a confiança deles, ampliando e reforçando a imagem da sua marca positivamente. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, com a ascensão das redes sociais, as pessoas conseguem fazer críticas e avaliações com mais visibilidade. Então, procure sempre prestar um atendimento humanizado para ter uma imagem favorável.

 

O atendimento humanizado fideliza


atendimento humanizado fideliza

Atender bem é o grande passo para ganhar de vez a preferência das pessoas. Nesse ponto, vale ressaltar o que faz a diferença no atendimento humanizado: a capacidade de ouvir o paciente, respeitar suas dificuldades e amparar sempre que preciso. Lembre-se: o paciente, quando é bem atendido, volta e recomenda o serviço para outras pessoas.

 

O atendimento humanizado amplia a eficiência do tratamento


atendimento humanizado cura

Por último e mais importante, quando focado nas reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação.

Nesse contexto, a inclusão de elementos como reflexão e apoio espiritual, por exemplo, tal como a discussão de versículos sobre oração, pode ser benéfica. Muitos pacientes encontram conforto e força na fé e na espiritualidade, o que, por sua vez, pode influenciar positivamente sua saúde mental e seu bem-estar geral.

Os pacientes respondem melhor aos procedimentos clínicos e se mantêm com a saúde mental fortalecida, fatores que são muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo.

 

Conclusão


É importante que todos os colaboradores façam parte dos treinamentos de atendimento humanizado, afinal, a experiência do paciente não se resume apenas ao atendimento médico.

Há todo um percurso dentro da organização e, por onde o paciente passa, é fundamental que ele receba todo o cuidado e atenção que ele precisa.

 

 


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