Em clínicas e consultórios, os pacientes são tão importantes quanto os clientes para uma empresa. Para manter a boa relação com esse público, é necessário garantir a qualidade em todos os processos de trabalho, desde a primeira impressão até o último contato. Muitas vezes ligadas a frieza, as clínicas podem ganhar uma nova imagem a partir do planejamento de cada detalhe, que envolve principalmente as etapas de atendimento e organização do ambiente.

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Veja agora como você pode encantar o paciente da sua clínica de radiologia!

Ofereça atendimento de excelência

Quando procuram um espaço destinado ao cuidado com a saúde, as pessoas esperam um trabalho profissional que, ao mesmo tempo, proporcione segurança e conforto. Em uma clínica de radiologia, os pacientes precisam de um atendimento cordial e que seja voltado para suas necessidades específicas.

Se o primeiro contato com a clínica não for agradável, dificilmente o processo de consulta será proveitoso e satisfatório. Nesse contexto, alguns pequenos detalhes fazem toda a diferença: chamar o paciente pelo nome, olhá-lo nos olhos e dar um sorriso são exemplos de condutas de atendimento humanizado na radiologia que tem benefício comprovado para a satisfação do paciente. Pode ser que nem mesmo a simpatia e esforço da equipe técnica seja suficiente para reconquistar a confiança de um paciente mal recepcionado, portanto, foque na excelência em todas as etapas de atendimento.

Treine todos os funcionários da clínica

Escolha com cuidado cada profissional que fará parte da sua clínica e mantenha sempre um padrão de linguagem entre todos os funcionários. Para isso, vá além da boa seleção: treine todas as equipes — desde os recepcionistas até os médicos envolvidos — para que entendam os objetivos da clínica e seus métodos. Com pessoal preparado, você garante um atendimento rápido e focado nas necessidades de cada paciente, o que é fundamental para a confiança e fidelização.

Ainda nesse contexto, há diversos estudos

Cuide da aparência da clínica de radiologia

Para a maioria das pessoas, é normal se sentir um pouco desconfortável em ambientes desconhecidos. Em clínicas, tal sensação pode ser minimizada com uma organização e decoração diferenciadas das áreas de espera e consulta. Para isso, você pode cobrir o branco predominante trazendo cores claras — verde, azul, amarelo — às paredes.

O ambiente de saúde também pode se aproximar do familiar com a presença de quadros e flores, que trazem cor e movimento. Se possível, invista em pontos de iluminação indireta para quebrar a monotonia das luzes brancas. Aspectos como a higiene e limpeza das salas e banheiros também merecem atenção, pois refletem o cuidado que a clínica tem com seus espaços e com o bem estar dos pacientes.

Disponibilize entretenimento aos pacientes

Além de tentar diminuir o tempo de espera, torne a experiência dos pacientes mais tranquila e divertida com a oferta de recursos para distração e entretenimento. Para agradar a todos os públicos, você pode dispor revistas para leitura, rede Wi-Fi gratuita e também televisão. Se possível, amplie o leque de possibilidades com a assinatura de um pacote com programações variadas e permita que os pacientes troquem de canal se quiserem. As crianças podem gostar de brinquedos, quadrinhos e gibis enquanto aguardam a consulta com os responsáveis.

Inove na comunicação com o público

Considerando o uso cada vez maior de novos meios de comunicação, é interessante que a sua clínica de radiologia migre para ferramentas alternativas de contato. Entre as preferidas, o WhatsApp oferece vantagens pela agilidade e facilidade de uso. Com o aplicativo, os funcionários podem fazer ligações, enviar lembretes de consultas e mensagens em datas comemorativas para o paciente.

O Facebook e o e-mail também são grandes aliados para o contato e divulgação eficiente de serviços. Por meio deles, você pode enviar conteúdo e informações importantes aos pacientes, bem como realizar pesquisas de satisfação através de avaliações e da interação do público na rede.

Com mudanças simples, você também pode alcançar um padrão de qualidade elevado e aumentar o volume de seus pacientes com o conhecido “boca a boca”.

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