TUSS significa Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Seu objetivo é padronizar os códigos e nomenclatura dos procedimentos médicos. A Tabela TUSS é obrigatória para a troca de informações entre prestadores e operadoras de serviços de saúde. 

Assim sendo, a Tabela TUSS tem como base o Padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar). Por sua vez, TISS é o padrão de comunicação estabelecido para os mesmos receptores e emissores.

tabela tuss e padrao tiss de comunicacao

As duas propostas são obrigatórias para sua finalidade e foram estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Além disso, a Tabela TUSS, tem como base a última edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

 

Qual a importância da Tabela TUSS?

Anteriormente ao Padrão TISS, os guias médicos eram personalizados pela própria operadora. Com o novo padrão estabelecido pela ANS, os guias passam a ser unificados. Isto é, correspondem para todas operadoras e prestadores de serviços de saúde. Portanto, a Tabela TUSS, composta apenas por códigos e nomenclaturas, em síntese, estabelece um padrão de termos a fim de facilitar esse padrão de comunicação.

Em geral, ao seguir um padrão, o índice de erros e falhas tende a ser menor, além de tornar a gestão da informação menos morosa. Ao tempo que o volume de dados processados cresce diariamente, a padronização simplifica todos os procedimentos.

 

O que acontece se não utilizar a Tabela TUSS?

De acordo com a RN Nº 124, adotada pela ANS, refere o artigo 44:

Deixar de cumprir as normas relativas ao padrão essencial obrigatório para as informações trocadas entre operadoras e prestadores de serviços de saúde, sobre o atendimento prestado a seus beneficiários: sanção – advertência; multa de R$ 35.000,00.

ans agencia nacional de saude suplementar

 

Como encontrar ou elaborar a Tabela TUSS

A ANS disponibiliza em seu site a Tabela TUSS com os códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos. Assim, prestadores e operadoras de serviços de saúde podem consultá-la para elaborar sua tabela de procedimentos, codificação e cobertura.

 

Discussão

Em suma, normas impostas por agências reguladoras tendem a otimizar os serviços realizados em determinadas áreas. Neste caso, o próprio Padrão TISS abriu oportunidades a novos avanços. Isto é, de acordo com a Nota Esclarecedora nº 001/2008 da ANS, as operadoras passaram, também, a integrar e dispor da comunicação eletrônica para os prestadores. Assim, permitindo o envio de mensagens XML no Padrão TISS através da internet.

tabela tuss tecnologia

Estima-se ainda que um dos próximos avanços através do TISS seja a Certificação Digital. Ou seja, a identificação pessoal do paciente será realizada através de um processo eletrônico que substitui a sua assinatura em documentos. Hoje, o prestador ainda precisa comprovar o atendimento médico realizado através do guia TISS, assinado pelo paciente. 

Os processos, quando novos e desconhecidos, podem ser intimidativos, como é o caso da Telemedicina. Todavia, quando aprimorados, podem otimizar e agilizar diversas tarefas e atividades. Como é o caso do Padrão TISS com a Certificação Digital, a tecnologia pode reduzir custos administrativos e, principalmente, o tempo e o retrabalho. Algo muito importante para a Medicina e para a Saúde.

 


Reduza o tempo e custos com a emissão de laudos a distância:

Preencha seus dados no formulário abaixo para realizar um teste gratuito: