A importância em motivar funcionários está atrelada à produtividade da equipe e, consequentemente, à competitividade da empresa de uma forma geral.

Para clínicas e hospitais que buscam um destaque no mercado, é importante que haja um investimento constante na motivação dos colaboradores, mas muitos encontram dificuldades de executar os planos de ação referente à motivação, principalmente no caso de gestores que não possuem formação voltada para a área de negócios.

Nesse post abordaremos algumas dicas para melhorar a motivação dos funcionários em uma clínica radiológica.

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1 – Faça pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional serve para auxiliar no quesito de satisfação dos funcionários, demonstrando quais são os pontos que devem ser melhorados na visão deles. É uma forma de demonstrar preocupação com a satisfação dos colaboradores e interesse em executar melhorias.

Ela deve ser feita de tempos em tempos para medir o desenvolvimento das ações. Há empresas que tem como costume realizar essas pesquisas em base mensal, embora eu acredite que para a maioria dos serviços de radiologia isso seja um exagero. Em geral, fazer avaliações de clima em base semestral ou anual é suficiente (e altamente recomendável).

2 – Tenha uma boa comunicação interna

Essa ferramenta é utilizada para estabelecer e divulgar uma comunicação de cima para baixo, ou seja, dos diretores e gerentes para os demais empregados. Utilize mural, e-mails e reuniões, por exemplo, para divulgar novidades referentes à clínica, oportunidades de crescimento, divulgação de metas, dentre outros.

Como tudo na vida, ninguém gosta de ser deixado de fora do que está acontecendo e uma boa comunicação cria a percepção de pertencimento a um projeto maior, a algo que faz sentido quando analisado em um contexto.

3 – Ofereça uma boa estrutura física

Mantenha um ambiente limpo e com equipamentos funcionando corretamente, mas não só pela sua importância para a área de saúde, como também para motivar funcionários.

Nós passamos a maior parte do dia no trabalho e necessitamos de um ambiente confortável e com recursos para facilitar a jornada do dia a dia. A desorganização desmotiva e dificulta o trabalho como um todo, então fique atento a esse ponto.

4 – Conceda planos de incentivo

Um problema muito comum encontrado em clínicas, principalmente as de pequeno porte, é fazer com que os empregados busquem ir além das expectativas, pois as oportunidades de crescimento e promoção não são frequentes.

Procure estabelecer metas e recompensar os que as alcançam, focando nos índices que mais comprometem na lucratividade e crescimento da empresa.

Por que essa é uma das principais ferramentas utilizadas por gestores em todo o mundo? Porque ela traz um incentivo extra para que os interesses dos funcionários estejam alinhados aos interesses da empresa.

Um exemplo simples mas bastante efetivo é a concessão de remuneração adicional às pessoas responsáveis pela organização da agenda de acordo com a taxa de cancelamento e de no shows (não comparecimentos) de pacientes. Nesse cenário, quanto mais a agenda for cumprida (com menos cancelamentos e não comparecimentos), maior será a remuneração desses profissionais, que ficarão mais propensos a usar ferramentas como lembretes (e-mails, telefones, whatsapp etc) de consulta a pacientes.

5 – Mantenha a equipe unida

Algumas ações não requerem muito investimento e têm excelentes retornos, como unir a equipe uma vez por mês para a realização de um café da manhã por exemplo. Nesses tipos de eventos, que não necessitam de duração maior que uma hora, busque apresentar os novos funcionários à equipe, parabenizar os aniversariantes, os que atingiram suas metas e os que foram promovidos.

Busque não levar assuntos que sejam desgastantes ou ruins, mesmo que referentes ao seu serviço de radiologia, pois tira o foco da integração entre as pessoas. É de fundamental importância a presença de uma liderança nesses acontecimentos para passar maior credibilidade.

6 – Administre o tempo

Incentive os profissionais a executarem os exames no menor tempo possível, para que não fiquem após o horário de trabalho e comprometam toda a agenda do dia, coisa muito comum que acontece em serviços de radiologia. Essa atitude demonstrará respeito por parte da empresa com o horário combinado e reduzirá gastos com hora extra.

A atuação do gestor tem resultados diretos na produtividade e é seu papel motivar funcionários. Para que isso aconteça com eficiência, é importante que cumpra com o que foi prometido a sua equipe e que dê exemplos de conduta e de comunicação, gerando mais confiança e mais respeito por parte de seus funcionários.

Com o bom ambiente de trabalho, os resultados da clínica radiológica melhoram e a satisfação dos clientes também.

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