Inteligência Artificial (IA) auxilia radiologistas na distinção entre infecção por COVID-19 (coronavirus) e Pneumonia adquirida da comunidade (PAC) na tomografia.

 


 

inteligencia artificial covid-19

Um novo programa de Inteligência Artificial ajudou radiologistas na China a diferenciar os achados do COVID-19 da pneumonia adquirida na comunidade, bem como de outras doenças pulmonares, na tomografia computadorizada do tórax (CT).

Tendo como base um estudo em seis hospitais, os pesquisadores usaram 4.356 exames de 3.322 pacientes. A detecção COVID-19 atingiu 90% de sensibilidade e 96% de especificidade, divulgaram os pesquisadores.

“Esses resultados demonstram que a abordagem por ‘machine learning’ tem a capacidade de distinguir o COVID-19 da PAC.” Concluiu Lin Li, do Departamento de Radiologia do Hospital Popular Wuhan Huangpi, na China.

Li e seus colegas incluíram centenas de tomografias computadorizadas nos dados, que exibiam PAC e outras patologias pulmonares. Obtiveram bons resultados na diferenciação dessas afecções do novo coronavírus, com uma taxa de sensibilidade de 87% e taxa de especificidade de 92%.

Com o conhecimento prévio dos radiologistas a respeito da sobreposição dos achados de imagem do coronavírus e outros problemas pulmonares, Li e seus colegas acreditam que a Inteligência Artificial pode servir como ferramenta útil para maior especifidade diagnóstica.

Há uma sobreposição nos achados de imagem de TC de tórax de todas as pneumonias virais com outras doenças pulmonares que encorajam uma abordagem multidisciplinar para o diagnóstico final usado no tratamento do paciente”, acrescentaram.

 

Fonte: radiologybusiness.com

 

O que você achou deste artigo? Indique e recomende para seus amigos.
E não deixe de ler outros artigos em nosso blog.


Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.