Hoje, a telemedicina é um dos assuntos muito discutidos na área da Saúde. Entretanto, ainda que muito falada, apresenta algumas dúvidas por ser uma vertente recente da Medicina no Brasil. Mesmo em regiões onde há um déficit de atendimento médico local, ou em situações que é preciso um monitoramento mais próximo do paciente, a telemedicina em muitos casos está começando a ser utilizada.

Por isso, para profissionais que estão buscando conhecer mais sobre o assunto, separamos algumas informações relevantes e algumas empresas que prestam serviços dentro da telemedicina.

 

O que é telemedicina? 

medico de empresas de telemedicina


A telemedicina é uma vertente da medicina que proporciona serviços de saúde a distância, tudo feito principalmente através da internet. Por se tratar de um serviço prestado de forma remota, ele pode oferecer maior auxílio principalmente para regiões que possuem poucos recursos médicos.

Assim, é um assunto muito importante não só para o conhecimento médico, mas também para o conhecimento dos gestores e outros profissionais da área de medicina.

Ainda mais, ela abrange serviços de saúde, educação, administração, e informações médicas que podem ser compartilhadas a longa distância. Sendo que a telemedicina pode ser subdividida em:

  • Teleducação: para fins de desenvolvimento intelectual e profissional de médicos e profissionais da saúde através do ensino a distância;
  • Telerradiologia: serviço de radiologia a distância que otimiza o processos de emissão de laudos médicos para exames de imagem e medicina nuclear;
  • Telecirurgia: atuação remota do cirurgião por meio de aparelhos de manipulação de ponta para cirurgias que devem ser realizadas a distância;
  • Teleconsulta: consulta médica realizada a distância.

Logo, podemos perceber o quanto a especialidade contribui na integração do sistema de saúde à universalidade de serviços eficientes e de qualidade que beneficiam uma população. Leia o artigo completo sobre o que é a telemedicina para conhecer melhor suas subespecialidades e regulamentação.

É importante ressaltar que, para as empresas que contratam um serviço de telemedicina, as vantagens ficam por conta da redução de custos, segunda opinião médica, cobertura de férias, segurança das informações e muito mais.

Selecionamos dez empresas que trabalham com a especialidade e fornecemos uma lista detalhada abaixo.

 

Confira as 10 melhores empresas de telemedicina para pacientes, médicos e organizações de saúde


 

1. STAR Telerradiologia

A STAR Telerradiologia é uma empresa de telemedicina que foca nos serviços de telerradiologia para emissão de laudos a distância.

A equipe é composta por médicos radiologistas experientes e especializados nas diversas subáreas do Diagnóstico por Imagem e com participação ativa nos principais congressos de radiologia a nível nacional e internacional.

O serviço é 24 horas, incluindo plantão noturno, para que se possa entregar os laudos a distância em até 2 horas para hospitais e clínicas com pronto atendimento. Aliás, no último semestre de 2020, cerca de 99,8% dos exames foram liberados no tempo indicado e com um tempo médio de 35 minutos para laudos urgentes e 22h11min para laudos de rotina (eletivos).

A empresa conta com um sistema rigoroso para controle de qualidade, que inclui auditoria de prazos e revisão por amostragem. Então, para facilidade de quem vai analisar o laudo, parte dos laudos vêm ilustrados com imagens-chave para uma melhor compreensão.

A STAR Telerradiologia conta com aplicativos Android/iOS com acesso a exames, imagens e laudos. Algumas importantes das inúmeras vantagens que a empresa sugere:

  • Cobertura de férias de radiologistas locais;
  • Análises de exames mais complexos;
  • Segunda opinião;
  • Terceirização da radiologia;
  • Otimização dos protocolos de aquisição de imagem;
  • Aumento na variedade de exames atendidos no local.

 

2. iMedicina

Uma empresa considerada uma das 10 maiores empresas de tecnologia em saúde com soluções de relacionamento com pacientes.

A plataforma é focada em teleorientação: quando o médico faz toda a orientação e também encaminha o paciente de maneira remota. Além disso, é integrada com prontuário e agendamento online.

O iMedicina oferece criptografia de ponta a ponta; acesso protegido por protocolo HTTPs; autorização de acesso pelo médico, com controle e token; e acesso via prontuário.

 

3. Conexa Saúde

A Conexa é uma empresa que oferece ao seu cliente uma plataforma repleta de funcionalidades, tanto para médicos quanto para pacientes. Ou seja, a interface dessas funcionalidades muda a partir do público que as utiliza.

A plataforma proporciona o agendamento de consultas, atendimento médico emergencial, acompanhamento médico preventivo e diagnósticos a distância.

 

4. Amplimed

A Amplimed é um software médico com a telemedicina integrada ao prontuário eletrônico e foca em prestar um atendimento muito rápido antes da realização da consulta. Portanto, acaba sendo possível enviar mensagens por SMS e também por e-mail para confirmar sua consulta.

Além disso, o atendimento também é todo digitalizado e é possível realizar conversas com os pacientes por meio do chat dentro da plataforma, entre outros recursos.

 

5. Conecta Médico

A Conecta Médico é uma plataforma que integra médicos, pacientes e todo o sistema da saúde. Tem como especialidade atuar na subsegmentação de atendimento como, por exemplo, saúde da mulher, acompanhamento pré-natal, saúde 50+ e cuidados com bebês.

Além dessa questão, os pacientes também ficam livres para oferecer feedbacks do atendimento prestado e assim, avaliam ele dentro da plataforma.

Dentro da utilização dessa plataforma, a transparência acaba sendo um dos maiores benefícios tanto para quem é médico quanto para quem é paciente.

 

6. Dandelin

A Dandelin é uma empresa que desenvolveu um aplicativo de agendamento de consultas que possui mais de 60 especialidades para o cliente com agenda disponível para o dia seguinte.

Aqui, o usuário não paga a consulta, mas sim uma assinatura mensal que te dá acesso para marcar quantas consultas você precisar. Assim, pode-se ter uma teleconsulta rápida, eficaz e acessível de qualquer lugar.

 

7. Dr. Consulta

A Dr. Consulta é uma rede de centros médicos voltada para os cuidados simples dos pacientes e sua saúde. Na plataforma, é possível realizar diversas ações, tais como agendar consultas, exames, vacinas, entre outros serviços, em questão de minutos.

Além disso, o cliente conta também com opções de atendimentos presenciais, marcados de maneira digital.

A plataforma é bastante simples, intuitiva e acessível.

 

8. Memori

A Memori é uma empresa que conta com diversas vantagens de serviços para quem as utiliza. Isso porque as consultas com clínico geral são gratuitas, existem descontos e outros benefícios exclusivos. Pode-se consultar tanto adultos quanto crianças, tudo ilimitado durante 24 horas e em qualquer lugar.

De modo acessível, os pacientes conseguem agendar seus exames e agilizarem os cuidados necessários com sua saúde. Memori é um plano de assistência completo, que traz soluções em saúde, economia e proteção.

 

9. N2B

A segmentação da N2B é a teleconsulta voltada na orientação de pacientes que buscam melhorar as questões alimentares, podendo proporcionar o acompanhamento nutricional diário para o cliente.

O serviço conta com bons profissionais, explicações claras, planos alimentares diversificados, preço acessível, acompanhamento contínuo, entre outros benefícios.

Para quem deseja cuidar da saúde começando principalmente pelos hábitos alimentares, a plataforma é perfeita.

 

10. TopMed

A TopMed é uma empresa especializada no atendimento médico a distância e que possui soluções bastante inovadoras em seu serviço de assistência.

Através de sua plataforma, o paciente poderá ter seu atendimento realizado por vídeo chamada, 24 horas por dia, com toda a qualidade, segurança e modernidade inclusa.

Além disso, o paciente ainda pode realizar buscas por farmácias e medicamentos, realizar vídeo chamadas, acessar o chat para contato com a equipe, ver seu prontuário, acessar prescrições e muito mais.

 

Conclusão

Se você está buscando uma empresa de telerradiologia, para laudos a distância de exames de imagem, com certeza a STAR Telerradiologia é a melhor escolha, pois possui equipe de médicos com o nível mais alto do mercado e gestão profissional.

Se você está buscando consultas médicas (teleconsulta), vale a pena conferir a Dr. Consulta. Importante mencionar que a qualidade do atendimento sempre depende do profissional que vai te atender.

Se você busca software, as empresas iMedicina e Amplimed têm se mostrado boas opções em custo/benefício.

Por fim, é possível entender melhor como funciona a telemedicina e conhecer seus benefícios, junto com tudo o que ela pode proporcionar em prol da saúde de um indivíduo.

O atendimento à saúde é algo essencial e que todos devem ter acesso.