A ultrassonografia é um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. É um método muito utilizado, por exemplo, para o acompanhamento pré-natal e para avaliação de estruturas de partes moles. Além disso, a ultrassonografia também pode ser utilizada para guiar procedimentos intervencionistas, como biópsias e cirurgias.

O ultrassom é um procedimento seguro, de baixo custo, não invasivo e que não utiliza radiação ionizante. Portanto, é uma ótima ferramenta diagnóstica quando nas mãos de um radiologista habilidoso.

Nesse artigo, vamos falar sobre o tema abordando os tópicos:

  1. O que é ultrassom?
  2. Como é o aparelho de ultrassom?
  3. Como são feitas as imagens de ultrassonografia?
  4. Ultrassom com Doppler
  5. Para que é recomendada a ultrassonografia?
  6. Como é o exame de ultrassonografia?

 

O que é ultrassom?


aparelho ultrassom ultrassonografia

No exame de ultrassom são produzidas ondas sonoras de alta frequência que não podem ser ouvidas pela audição humana.  As imagens geradas por ultrassom são baseadas nos mesmos princípios que envolvem o sonar utilizado por morcegos, navios e pescadores. Ou seja, quando uma onda sonora atinge um determinado objeto, ela reverbera ou reflete.

Ao medir essas ondas de eco, é possível determinar a distância do objeto, bem como o tamanho, forma e, com certo grau de certeza, a consistência. Permite dizer, por exemplo, se a estrutura é sólida ou líquida.

 

Como é o aparelho de ultrassom?


transdutor ultrassonografia

O aparelho de ultrassonografia é formado por um computador, um monitor especial e um transdutor. O transdutor é o dispositivo utilizado no exame para enviar ondas sonoras de alta frequência na região aplicada, podendo colher os ecos de retorno e enviá-los para o computador gerar a imagem.

A imagem visualizada no monitor é criada pelo computador com base na sonoridade (amplitude), inclinação (frequência) e tempo que leva para o sinal de ultrassom retornar ao transdutor. O computador também pode considerar o tipo de estrutura corporal e tecido que é atingido pelo ultrassom.

 

Como são feitas as imagens em um exame de ultrassom?


ultrassom como funciona ultrassonografia

O ultrassom é um procedimento seguro e indolor em seu processo de geração de imagens do corpo humano. O exame gerado por ultrassom é chamado de ultrassonografia, assim como a radiografia, que é a imagem gerada por raios x, e que utiliza radiação.

O exame de ultrassonografia utiliza uma pequena sonda, chamada de  transdutor, e um gel condutor especial que é espalhado sobre a pele. As ondas sonoras de alta frequência são emitidas do transdutor, passam pelo gel e, por fim, para o corpo, sendo refletidas. Assim, o transdutor capta as ondas sonoras que refletem dos órgãos. Por sua vez, estas ondas são transmitidas para um computador que irá gerar a imagem em tempo real. Um ou mais quadros das imagens em movimento são capturados como imagens estáticas. Pequenos loops de vídeo das imagens também podem ser salvos.

Como as imagens são capturadas em tempo real, elas são capazes de mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo. Aliás, a ultrassonografia, utilizando uma técnica especial chamada de ultrassom com Doppler, também pode mostrar em tempo real o sangue em movimento através dos vasos sanguíneos.

Por isso, o ultrassom é um exame tão utilizado e que pode ajudar os médicos a diagnosticarem e tratarem condições clínicas de maneira não invasiva, simples e rápida.

 

Ultrassom com Doppler


ultrassom com doppler

Ultrassom com Doppler é uma técnica especial que permite que um médico possa ver e avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias do corpo. Existem três tipos de ultrassom com Doppler:

  • Doppler colorido: utiliza um computador para converter as medidas do Doppler em uma variedade de cores para exibir a velocidade, direção e sentido do fluxo sanguíneo através de um vaso sanguíneo.
  • Power Doppler: sendo uma técnica mais nova, fornece maiores detalhes do fluxo sanguíneo, especialmente quando o fluxo sanguíneo é pequeno ou mínimo. Entretanto, a técnica não ajuda o radiologista a determinar o sentido do fluxo sanguíneo.
  • Doppler espectral: exibe as medidas do fluxo sanguíneo de forma gráfica, utilizando termos da distância percorrida x unidade de tempo. A técnica também pode converter as informações do fluxo sanguíneo em um som distinto que pode ser ouvido a cada batimento cardíaco

 

Para que é recomendada a ultrassonografia?


indicações ultrassonografia

Os exames de ultrassom podem ajudar a diagnosticar uma variedade de condições, permitindo avaliar sintomas como dores, inchaços e infecções.

O ultrassom pode visualizar os órgãos internos do corpo, sendo:

  • coração e vasos sanguíneos, incluindo a aorta abdominal e seus principais ramos;
  • fígado
  • vesícula biliar
  • baço
  • pâncreas
  • rins
  • bexiga
  • útero, ovários e, em pacientes grávidas, o feto;
  • olhos
  • glândulas tireóide e paratireóide
  • bolsa escrotal (testículos)

No exame de ultrassonografia pré-natal, é possível avaliar o cérebro, tórax, abdome, quadris e a coluna vertebral dos bebês.

Ainda mais, o ultrassom também pode ser utilizado:

  • para orientação em biópsias – nas quais são usadas agulhas para coletar a amostra de tecidos para testes de laboratório, como por exemplo, biópsia de mama, próstata, tireóide, tumorações, etc.;
  • para diagnosticar uma variedade de condições cardíacas, incluindo problemas de válvulas e insuficiência cardíaca congestiva, ou avaliar os danos após um “ataque cardíaco” . Nota: o ultrassom do coração é chamado de ecocardiograma (ou, abreviado, de eco).

Já as imagens do ultrassom com Doppler são recomendadas para avaliação de:

  • avaliação do fluxo sanguíneo (pesquisa de obstrução de vasos sanguíneos);
  • tumores e malformações linfáticas congênitas;
  • redução ou ausência do fluxo sanguíneo em determinados órgãos, tais como os testículos ou o ovário;
  • aumento do fluxo sanguíneo (podendo ser caracterizado como um sinal de infecção).

 

Como é o exame de ultrassonografia?


exame de ultrassonografia

Em sua grande maioria, o procedimento para o exame de ultrassom exige um posicionamento do paciente de forma que a área a ser analisada fique melhor exposta para avaliação. Em alguns casos, são necessárias manobras durante o exame para melhor avaliação.

O ultrassonografista, um médico que possui conhecimento de anatomia humana, fisiologia, fisiopatologia e de imagem, é o profissional responsável por conduzir o exame e chegar ao melhor diagnóstico. Ele aplica um gel condutor à base de água morna na área do corpo a ser examinada. O gel ajuda o transdutor a fazer contato seguro com o corpo e eliminar as bolsas de ar entre o transdutor e a pele que podem bloquear a passagem das ondas sonoras para o corpo.

O transdutor é pressionado levemente contra a área que está sendo examinada, e, normalmente, não há desconforto. Somente em alguns pontos sensíveis do corpo, pode-se sentir uma pressão um pouco maior do transdutor.

As imagens de ultrassonografia devem ser interpretadas pelo médico ultrassonografista que executa o exame. O laudo é assinado e enviado para o médico solicitante que, então, analisa e compartilha os resultados com o paciente.  Em alguns casos, o ultrassonografista discute o resultado com o paciente após o exame.

 

Leia também:

 


Acompanhe as principais notícias e informações relacionadas ao Diagnóstico por Imagem. Assine nossa newsletter: