Ao passo que o COVID-19 avança, a humanidade é obrigada a inovar e mudar a maneira como trabalhamos e vivemos. Se é que há um lado positivo na onda depois do coronavírus, é que pessoas e empresas serão mais resilientes. Assim, seguimos com 9 previsões de como será o nosso mundo, depois dessa pandemia. São elas:
- Redução do contato físico por conta de interfaces e interações digitais
- Aumento da infraestrutura digital
- Uso cada vez maior da IoT e Big Data
- Maior uso da Inteligência Artificial (IA)
- Telemedicina
- Compras Online
- Uso de robôs
- Eventos digitais
- Ascensão do esporte eletrônico
Essas previsões do mundo depois do Coronavírus foram realizadas em conjunto com nossos profissionais. Esperamos que possa lhe trazer benefícios e ótimos insights para que você e sua equipe estejam preparados. Portanto, não deixe de comentar e compartilhar com colegas da profissão. Boa leitura!
Mais interações digitais e maior infraestrutura: como será a comunicação depois do Coronavírus?
1. Redução do contato físico por conta de interfaces e interações digitais
Há um tempo, somos impressionados com as telas sensíveis ao toque e tudo o que nos possibilitam fazer. O COVID-19 nos despertou a transmissibilidade de todas as superfícies tocáveis. Assim, em um mundo depois do COVID-19, pode ser que tenhamos menos telas e mais interfaces de voz e visão. Uma opção de pagamento por bens e serviços que não exija nenhum contato físico, por exemplo, parece ser uma boa ideia. Assim como interfaces de voz e visão que reconheçam rostos e gestos, com o mesmo intuito.
2. Aumento da infraestrutura digital
O COVID-19 nos trouxe, ainda que obrigados, para o famigerado “Home Office”. Isto é, ao nos forçar a encontrar soluções digitais para nos manter operantes em nossas funções, seja em reuniões, lições, exercícios e etc., ele permitiu a muitos de nós ver certos benefícios dessa prática. Assim sendo, eventualmente, poderemos mantê-la em um mundo depois do Coronavírus.
A Medicina também apresenta evoluções depois do Coronavírus.
4. Maior uso da Inteligência Artificial (IA)
Quanto mais rápido conseguirmos produzir um medicamento eficaz e seguro para tratar e uma vacina para prevenir o COVID-19, mais rápido ele será contido. A inteligência artificial (IA) apresenta-se como uma ótima parceira nessa estratégia, visto sua capacidade de aperfeiçoar as competências humanas em várias áreas, incluindo na saúde. Nossa realidade atual bem documentada será fundamental para implantar a IA no desenvolvimento de medicamentos no futuro.
5. Telemedicina
Permite o atendimento remoto, à distância, serviços médicos clínicos sem uma visita pessoal. O interesse pela Telemedicina aumentou com distanciamento social, sendo inclusive obrigatório em muitas áreas. Faz sentido pensar que aumentará ainda mais no futuro.
Novos hábitos pessoais e profissionais depois do Coronavírus
6. Compras Online
Depois do COVID-19, empresas que desejam permanecer competitivas no mercado precisarão aperfeiçoar seus serviços on-line. Em outras palavras, mesmo que mantenham um local físico, serão ainda necessários aprimoramentos nos sistemas de logística e entrega, conforme oscilações de demanda, seja por preferência do comprador ou pandemia futura.
7. Uso de robôs
Os robôs não são um sistema infalível. Porém, também não são suscetíveis a vírus. Em um ambiente de pandemia, tem se mostrado eficazes em obter informações vitais para o sistema de saúde, fornecimento de mantimentos e manutenção do operacional de fábricas. Depois do Coronavírus, a tendência é que façam cada vez mais parte do nosso dia-dia, e, deixando o sensacionalismo de lado, como parceiros.
8. Eventos digitais
Eventos presenciais que foram forçados a mudar para o âmbito digital notaram pontos positivos e negativos em ambos os formatos. Por exemplo, um evento digital permite a participação de mais pessoas e de mais partes do mundo. Entretanto, é provável que se tenha uma menor interação e debate entre os participantes. Embora não faça sentido pensar em uma substituição total dos eventos presenciais depois do COVID-19, cabe a reflexão de que eventos digitais possam, no mínimo, complementar os eventos presenciais. Isto é, um aumento nos eventos híbridos, onde partes do evento ocorrem presencialmente e outras são entregues digitalmente, tendem a aumentar.
9. Ascensão do esporte eletrônico
O COVID-19 cancelou grande parte dos eventos esportivos, pelo menos aqueles que envolvem contato físico e aglomerações. Entretanto, existem versões eletrônicas de corridas de carros, jogos de futebol, lutas, que, embora não sejam as mesmas experiências da vida não digital, estão dando às pessoas uma saída para estes “esportes”.
Discussão
A pandemia do COVID-19 está saturando nossos sistemas e paciência. Mas, também aumentando nossa resiliência e nos permitindo criar soluções inovadoras por necessidade.
Em um mundo depois do Coronavírus, espero que aprendamos as lições que nos foram dadas e que tornemos o mundo um lugar melhor. O que você vê no futuro?