A recepção da clínica é o primeiro local que o paciente tem acesso, por isso, deve ser incluída no planejamento estratégico da empresa. As ações gerenciais devem ser atentar para a disposição dos móveis e a forma de atendimento ao paciente.

Sabendo disso, é importante identificar os principais problemas, planejar mudanças gradativas e acompanhar a percepção dos pacientes. Dessa maneira, a recepção terá caráter acolhedor e otimizará as rotinas da empresa.

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Quer saber como organizar a recepção da clínica?  Confira nossas dicas no post de hoje!

Mantenha um fluxo adequado para o trânsito de pessoas

O paciente deve chegar à recepcionista, entregar a documentação necessária e aguardar confortavelmente em uma cadeira sem atrapalhar os demais indivíduos.

Pensando nisso, é crucial planejar a disposição dos móveis considerando esse conceito e estabelecer rotinas objetivas. Em lugares com pouco espaço, é recomendável que as recepcionistas agendem exames com maior intervalo de tempo para evitar tumulto.

Além disso, deve sempre se pensar no acesso a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, garantindo conforto e praticidade a todos os públicos.

Invista em uma decoração diferenciada do ambiente

Apesar de ser um ambiente que, na maioria das vezes, remete a problemas de saúde, a decoração deve minimizar esse conceito.

Além dos móveis tradicionais, algumas clínicas estão investindo em cores neutras para as paredes, quadros clássicos e oferecimento de cafés gourmets. Tudo isso, dentro de um espaço climatizado e aconchegante.

Capacite adequadamente os funcionários

Os pacientes estão cada vez mais esclarecidos e exigentes. Muitos se queixam da demora no atendimento, outros da conduta médica e há aqueles que não estão satisfeitos com o tratamento proposto.

Além disso, são pacientes ou acompanhantes que esperam respostas imediatas e resolutivas. Com base no levantamento das principais queixas, é possível direcionar um treinamento para suprir essas demandas.

O treinamento de funcionários deve envolver uma abordagem humanística, considerando o nível de entendimento do paciente, bem como suas emoções diante do problema de saúde apresentado.

A recepção da clínica é a primeira impressão que o paciente tem dos serviços oferecidos. Por isso, deve prezar pela organização adequada dos móveis, rotinas eficientes e de um ótimo atendimento ao paciente.

E você, já pensou se a recepção do serviço de imagem onde trabalha é adequada? Os funcionários estão treinados para oferecer um bom atendimento? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Google+) e fique por dentro de mais dicas e novidades!